Sessão Solene

Câmara concede Comenda Tradicionalista a Giovani Osório Tubino

  • Sessão Solene em homenagem à Revolução Farroupilha e de entrega da Comenda Glaucus Saraiva ao Sr. Giovani Osório Tubino.  Na mesa, à partir da esquerda:  Maxoel Bastos de Freitas, Giovani Osório Tubino, Reginaldo Pujol,, Luciano Alabarse e Sandra Abech.
    Tubino foi agraciado nesta tarde pelo seu trabalho em favor do gauchismo(Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem à Revolução Farroupilha e de entrega da Comenda Glaucus Saraiva ao Sr. Giovani Osório Tubino.  Na mesa, à partir da esquerda:  Maxoel Bastos de Freitas, Giovani Osório Tubino, Cássio Trogildo, Luciano Alabarse e Sandra Abech.
    Sessão Solene foi realizada no Auditório Ana Terra atendendo a recomendações de distanciamento(Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta sexta-feira (18/9), Sessão Solene alusiva à Revolução Farroupilha. O evento, presidido pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), ocorreu de maneira parcialmente presencial no Auditório Ana Terra e teve o intuito de conceder a Comenda Tradicionalista Glaucus Saraiva ao ex-coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria de Cultura da capital e ex-presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Giovani Osório Tubino.

O presidente Pujol ressaltou que a data de 20 de setembro é a de maior valor para o povo gaúcho. “Não é apenas de uma tradição, essa celebração é fruto de uma legislação federal, data magna desse estado e uma uma das páginas mais gloriosas da história brasileira. Nós somos gaúchos, por opções históricas, nossos antepassados firmaram nosso estado como um importante espaço do Brasil”. O vereador ainda afirmou que trabalhará até o fim dessa legislatura para rever a revogação da lei que oficializou a Semana Farroupilha no âmbito municipal.

Premiação

Já agraciado com a comenda, Giovani Osório Tubino lembrou que muitas personalidades importantes já receberam essa comenda. “Sempre vi nessa premiação a valorização das pessoas que trabalham com vigor pelas tradições. Quando soube que seria homenageado pensei: o que eu fiz para ganhar essa homenagem? Me passou um filme na cabeça que me remonta a minha infância”, destacou - citando a figura de seu pai, que segundo ele foi o responsável pelo seu caminho no tradicionalismo. “Ele não era um professor didático, ele era intuitivo, ensinava com ações valores como liberdade, igualdade e humanidade. Hoje me sinto realizado. Recebo esse prêmio com muita honra e emoção”, concluiu.

À convite do presidente Pujol, o vereador Cássio Trogildo (PTB) fez o encerramento da sessão. “Parabéns pelo discurso emocionado, com muita raiz e conteúdo. Voltar ao plenário nos traz saudade, que logo possamos atravessar esse momento da pandemia e voltar a ter o Acampamento Farroupilha”, finalizou. Também prestigiaram a sessão os vereadores Valter Nagelstein (PSD), Comandante Nádia (DEM) e Claudio Conceição (PSL). Entre os participantes que prestigiaram a cerimônia, estavam Luciano Alabarse, secretário muniicpal da Cultura, Sandra Abech, patrona dos Festejos Farroupilhas da capital em 2020, e o poeta e compositor Maxsoel Bastos de Freitas.

 

 

 

 

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof.13.688)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)