SESSÃO SOLENE

Câmara concede título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista Daniel Scola

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Aelgre a Daniel Scola, proposta pelo vereador Jessé Sangalli.
A outorga aconteceu no Plenário Otávio Rocha e teve como proponente o vereador Jessé Sangalli (Cidadania) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (05/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista Daniel Scola. A outorga aconteceu no Plenário Otávio Rocha e teve como proponente o vereador Jessé Sangalli (Cidadania). O presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), presidiu a sessão.

Sossmeier falou sobre a carreira do homenageado, destacando a importância do jornalista para Porto Alegre. “Daniel Scola atuou em dezenas de coberturas nacionais e internacionais, algumas delas em momentos delicados para nossa querida Porto Alegre. Além de um dos mais talentosos e queridos comunicadores do nosso Estado, é um símbolo de luta pela vida, pela Comunicação e pela nossa Capital”, enfatizou o presidente.

O proponente definiu Scola como um profissional ímpar na Comunicação. “O compromisso de Daniel Scola com a correção e a apuração das matérias sempre foi evidente, sendo um exemplo a ser seguido pelos demais colegas de profissão. A transparência e a ética desempenham papel fundamental no meio jornalístico, pois são princípios fundamentais que constroem a confiança entre os leitores e os profissionais na área. Por isso, Daniel é tão importante para nossa Capital, pois mostra que Jornalismo de verdade se faz com caráter e transparência”, destacou Jessé.

O homenageado explicou por que escolheu Porto Alegre. Contou que no início da década de 1990, já sonhava em trabalhar no rádio e que seu primeiro trabalho na Rádio Gaúcha foi temporário, substituindo o repórter Giovani Grizotti. Scola falou que muito frequentou a Câmara Municipal, como repórter de política, e que conheceu figuras importantes do Legislativo, como João Dib, Clênia Maranhão, Neuza Canabarro e outros. “A Gaúcha me levou longe, como vocês ouviram, fui até o Japão. Fui a todos os continentes, são 25 anos de história de RBS. Eu amo Porto Alegre, eu casei aqui, minhas duas filhas nasceram aqui. Eu e a Gabi já moramos fora do país, mas é aqui que estão nossos parentes. É aqui que nos sentimos em casa. Foi aqui que descobri e tratei minha doença. Estou vivo, sem câncer e mais disposto ainda a usar minha voz, seja como ela for, para defender Porto Alegre, muito obrigado”, discursou.

Histórico

Daniel Scola tem 47 anos, nasceu no dia 14 de janeiro de 1976, na cidade de Caxias do Sul, filho de Rubens Luis Scola (in memoriam) e Cecília Furlin Scola. Passou a infância em Caxias e se mudou para Porto Alegre em 1998. Aos 21, formou-se em jornalismo. Começou a carreira em Caxias, mas sentou suas bases em Porto Alegre, exercendo funções na RBS, fez carreira e família. Participou de diversas coberturas nacionais e internacionais, com destaque para várias eleições presidenciais nos Estados Unidos, a escolha do Papa Francisco, na Cidade do Vaticano; e enchentes na grande Porto Alegre.

Apesar das raízes no interior, foi em Porto Alegre que encontrou um local para fixar residência, exercer uma profissão e construir uma família com a sua esposa Gabriella. Também é pai de duas meninas porto-alegrenses, Joana e Tereza.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)