INSTITUCIONAL

Câmara destaca a importância do Fevereiro Roxo

Câmara promove o fevereiro roxo
Câmara promove o fevereiro roxo (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A importância da campanha promovida pelo Fevereiro Roxo foi destacada durante a sessão plenária de hoje (13/02), pelo vereador José Freitas (REPUBLICANOS). No período de comunicação de líderanças o parlamentar reassaltou que a campanha alerta e conscientiza a população sobre três doenças ainda sem cura: o alzheimer, o lúpus e a fibromialgia.

"O governo tem de trabalhar muito em cima, para que, lá na ponta, todas as pessoas acometidas por alzheimer, lúpus e fibromialgia sejam bem atendidas. Nós aqui da Câmara de Vereadores estamos trabalhando nessa linha", disse Freitas. O parlamentar ainda destribuiu laços roxos aos colegas vereadores em alusão ao mês da campanha.

Fevereiro Roxo: O mês de fevereiro e a cor roxa foram escolhidos para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. A campanha é uma maneira de refletir na população a importância de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para pessoas portadoras dessas doenças crônicas e incuráveis.

O alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória. Há medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas, mas pacientes devem ser cuidados em tempo integral. A Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Em casos graves, se não tratada, pode levar ao óbito. Os sintomas incluem lesões de pele, dor e inflamações. Já a fibromialgia, a doença caracterizada por dores no corpo todo, especialmente na musculatura, além de fadiga, sono não reparador e sintomas como alterações de memória, ansiedade e depressão.

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)