PLENÁRIO

Câmara destaca o Dia do Comerciário

Período de Comunicações em Homenagem ao Dia do Comerciário.
Homenagem ocorreu na sessão ordinária desta segunda-feira (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Em período de Comunicação da sessão desta segunda-feira (30) da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi aberto um transcurso em homenagem ao Dia do Comerciário. A proposta teve autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade) e da vereadora Biga Pereira (PCdoB), com apoio da Mesa Diretora da Casa.

 

Janta disse que a categoria representa cerca de 120 mil trabalhadores, que estão nos diversos ramos do comércio da cidade, entregando sonhos: ”Um sonho de um carro novo, um celular, uma tiara, uma roupa”. Ele lembrou que, durante a crise humanitária provocada pela pandemia de Covid-19, a Câmara lutou para manter estes postos de trabalho, que dependiam exclusivamente da venda de produtos para manter os seus negócios. Janta ressaltou o que chamou de concorrência desleal dos vendedores de rua, que comercializam produtos abaixo dos preços normais, muitas vezes, em frente às lojas.

 

A vereadora Biga Pereira destacou as conquistas da categoria durante seus anos de existência, em especial a regulamentação da profissão. Mesmo com as conquistas, a vereadora ressaltou os desafios ainda enfrentados pelos trabalhadores do comércio, além da necessidade de melhora do ambiente de trabalho para as mulheres da categoria, “que precisam de um ambiente de trabalho livre do assédio moral e sexual”, destacou.

 

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Nilton Neco, agradeceu a homenagem e salientou a importância do trabalho da categoria. “Nós representamos, hoje, no Brasil, mais de 10 milhões de trabalhadores. Uma mão de obra significativa e importante para a pujança do nosso comércio”, disse.

 

De acordo com o presidente, os comerciários estão na ponta do que é produzido, tanto na alimentação, como em bens de consumo. Para Neco, o reconhecimento da Câmara para com a categoria dos comerciários mostra o quanto ela é valiosa para a cidade, para o estado e o País. “Nós, estamos aqui, mais uma vez, homenageando aqueles que estão na ponta, no dia a dia, atendendo a comunidade e a população”, concluiu.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)