Câmara destaca os 60 anos do Dia do Consumidor

Na sessão plenária desta segunda-feira (28/3), a Câmara Municipal de Porto Alegre fez uma homenagem pelos 60 anos de criação do Dia do Consumidor. A vereadora Mônica Leal falou em nome da Casa e destacou a importância da data. Citou em seu discurso o presidente do Procon de Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo, o presidente do Instituto do Consumidor (ICONX), José Luis da Silva, e o diretor do Consumidor RS, Alexandre Appel.
“Assim como o eleitor é patrimônio de um político, o consumidor é patrimônio das empresas. Por sorte, nós contamos com órgãos competentes, como o Procon, no amparo dos direitos dos consumidores que são a parte final da cadeia produtiva e peça fundamental na engrenagem que gira a sociedade”, disse a vereadora.
O presidente do ICONX falou do que representam os 60 anos do direito do consumidor. ”Nesses anos de luta, nós tivemos aqui no Rio Grande do Sul a primeira entidade de defesa do consumidor, a Associação de Proteção ao Consumidor (APEC), criada em 1975 por Renato Mottola, e foi um marco”. Silva falou também sobre a criação dos SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente) e de outras entidades de defesa do consumidor fundadas ao longo da história.