Homenagem

Câmara destaca os 65 anos da rádio Guaíba

Período de comunicações em homenagem aos 65 anos da rádio Guaíba.

Proponente: Vereador José Freitas
Homenagem à Guaíba ocorreu no Plenário Otávio Rocha nesta segunda-feira (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Durante a sessão ordinária realizada hoje (2/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem aos 65 anos da Rádio Guaíba, no Plenário Otávio Rocha. O ato foi proposto pelo vereador José Freitas (REP).

O parlamentar citou que desde sua infância escuta a rádio e a “boa notícia”, através dos meios de comunicação da empresa. “A emissora faz parte dos gaúchos e faz um excelente serviço de utilidade pública, tendo até mesmo um fiel grupo de ouvintes chamado guaibeiros. O rádio, observou ele, é o maior e melhor veículo de comunicação porque alcança muitas pessoas de forma dinâmica; "Enquanto se escuta, é possível continuar a fazer outras coisas. O rádio cumpre um essencial papel para a sociedade. Citar notícias em tempo real, notícias do trânsito que ajudam muito no deslocamento e debates que estimulam o senso crítico”.   

O diretor-geral da emissora, Jefferson Torres, agradeceu a homenagem e afirmou que a Guaíba é uma propriedade do gaúcho e “desde que o grupo Record assumiu a administração da Rádio Guaíba, nós temos nos comprometido e temos nos esmerado com esforço e muito empenho, para preservar a essência desse veículo de comunicação, que nasceu com personalidade própria. Em defesa da democracia, da liberdade, da justiça, em todos os aspectos. E assim tem sido reconhecida pelo povo gaúcho”. Jefferson destacou que a emissora não é propriedade de um grupo, mas que o grupo Record abraçou a Guaíba para “cuidar” desse patrimônio do Rio Grande do Sul. 

História

Fundada nas redações do jornal Correio do Povo e da extinta Folha da Tarde, a rádio Guaíba, hoje sob a administração do Grupo Record, já realizou diversas coberturas de destaque ao longo da trajetória. Uma delas foi na Copa do Mundo de 1958, quando, apenas um ano depois da inauguração, foi a única emissora gaúcha presente. Informou sobre a construção de Brasília, a renúncia de Jânio Quadros, o movimento da Legalidade e o assassinato de John Kennedy. Também noticiou o Golpe Militar de 1964, a Guerra do Vietnã e o desembarque do homem na Lua. 

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)