Comissões

Câmara discute anteprojeto que oficializa bairros da Capital

Vereadores preveem votação em agosto... Foto: Vicente Carcuchinski
Vereadores preveem votação em agosto... Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA)
Na segunda reunião da Comissão Especial dos Bairros da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores ouviram as lideranças dos bairros que compõem os grupos 3 e 4 e que discutem o traçado e a delimitação das áreas demarcadas. O anteprojeto do Executivo que tramita na Câmara propõe a confirmação de bairros que têm denominação, mas que não existem no papel. Foi o que explicou o engenheiro Túlio Calliari, da Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre (Smurb), citando como exemplo o bairro Passo das Pedras, conhecido dos porto-alegrenses mas que não é reconhecido no Plano Diretor da cidade. “Trata-se de uma área cortada pelo Arroio Passo Das Pedras, de onde se origina o nome e agora passará a existir de fato na planta de Bairros com suas ruas na Capital”, confirmou.

Segundo Calliari, o grupo 3 do anteprojeto de Lei desmembra áreas dos bairros Rubem Berta e Sarandi, confirmando os já existentes que, a partir de da aprovação, passam a ter vida própria e poder de reivindicações nas áreas sociais e administrativas. “Como, por exemplo, reivindicar postos de saúde, escolas e delegacias de polícia”, esclarece. Assim, passarão a ter denominação oficial bairros como o Chácara das Pedras, Costa e Silva, Jardim Leopoldina, Parque Santa Fé, Santa Rosa de Lima, Passo das Pedras, bem como o Sarandi e o Rubem Berta. Esse último, lembra Calliari, originou-se a partir do Conjunto Habitacional Rubem Berta, que nem estava localizado dentro dos limites do bairro.

Já na região 4 a situação é menos complicada quanto á demarcação, pois as áreas ficam em torno do Complexo Cultural do Porto Seco, onde se localiza o sambódromo, até o limite com a cidade de Viamão. Nesta região, os bairros que estão recebendo novo traçado são o Morro Santana, Vila Jardim, Três Figueiras, Jardim Sabará, Jardim Itu, Chácara das Pedras, Bom Jesus, Jardim do Salso e Mário Quintana. 

Participação popular

A discussão sobre a alteração na legislação acerca da criação, delimitação e consolidação dos bairros foi retomada em 2012 com a participação das comunidades por meio dos Centros Administrativos Regionais (CARs) e dos conselheiros do Orçamento Participativo (OP). Isso facilitou para que se obtivesse sucesso no trabalho de transformação das áreas, o que agilizou o processo, lembram os lideres comunitários como Laura Machado, conselheira do OP-Eixo Baltazar/Costa e Silva.

O certo é que quase todos comemoram a rapidez nas discussões e na finalização do processo, lembrando que existem áreas com nome e endereço que foram criadas há mais de 40 anos sem que, no entanto, tivessem autonomia para reivindicar a melhoria dos serviços públicos.

A sessão foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), que anunciou mais três reuniões para que se possa estudar todo o anteprojeto dos novos bairros. “Só aí, então, será encaminhado para a deliberação legislativa e para que se inicie o processo de votação, o que deverá ocorrer no segundo semestre, provavelmente em agosto”, afirmou Pujol. Também participaram da sessão os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Delegado Claiton (PDT), Fernanda Melchionna (PSOL) e o relator, vereador João Carlos Nedel (PP).

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)