Mês da Mulher

Câmara e Executivo promovem atividades para mulheres em março

Atividades deste ano são uma parceria da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte.

  • Abertura Oficial da Programação do Mês da Mulher. Na foto, a secretária Adjunta de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Denise Ries Russo e as vereadoras Monica Leal e Comandante Nádia.
    Denise Russo (e), Mônica Leal e Comandante Nádia (d) (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Abertura Oficial da Programação do Mês da Mulher.
    Lideranças femininas prestigiaram solenidade de abertura (Foto: Candace Bauer/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre e o Executivo deram início, na manhã desta quinta-feira (1º/3), às ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Ao longo de todo o mês de março, serão realizadas palestras, seminários, exposições e atividades internas e externas à Câmara. As atividades são uma parceria da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE).

A procuradora especial da Mulher na Câmara, vereadora Comandante Nádia (PMDB), destacou durante a abertura do Mês da Mulher, no Plenário Ana Terra, que a Câmara tem a obrigação de falar de pautas relevantes e propor políticas públicas para construir uma Porto Alegre mais humana e igualitária. “Estamos enfrentando o desafio de unir o Legislativo e o Executivo, procurando melhorias para as porto-alegrenses, especialmente as que são vítimas de violência. Precisamos nos despir das ideologias e promover ações conjuntas para melhorar as questões envolvendo a pauta feminina.”

A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Russo, destacou que a parceria entre Executivo e Legislativo representa um avanço para a pauta da mulher e é o grande diferencial da programação deste ano. “Estamos mostrando que é possível trabalharmos juntos numa pauta estendida de valorização das mulheres.” Disse que a intenção é fazer avançar as políticas públicas em áreas como educação, prevenção à violência e empreendedorismo feminino.

 A procuradora-adjunta especial da Mulher e primeira vice-presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP), disse que o Mês da Mulher é um momento importante para tratar de pautas como: equiparação salarial entre gêneros; fim do machismo, da violência doméstica e do feminicídio; aumento da autoestima das meninas; implantação de creches para amparar e dar segurança às mães trabalhadoras; e ampliação da participação feminina na política. 
 
Destaques

Entre os destaques da programação do Mês da Mulher estão um bate-papo sobre a presença feminina na política, com mulheres representantes dos 16 partidos que possuem cadeiras na Câmara. O encontro ocorre no dia 15, das 8h30min às 12h, no Plenário Ana Terra. Haverá ainda, no dia 21, o “Seminário Mulheres Vítimas de Violência Sexual: Qualificando e Ampliando a Assistência”. O debate, voltado para profissionais da área da saúde, ocorre das 8h30 às 17h, no Auditório Jair Boeira, do Hospital Nossa Senhora da Conceição. 

Outro destaque é a ação social de encerramento do Mês da Mulher, que ocorre no dia 29, das 10h às 13h, na Praça da Revolução Farroupilha. Organizado pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a SMDSE e a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), haverá confecção de carteiras de trabalho, distribuição de camisinhas, aferição de pressão, Delegacia Móvel, patrulha Maria da Penha, Defensoria Pública, entre outras estruturas e atividades voltadas ao público feminino.   

Comunicações Temáticas

A Câmara promoverá ainda dois períodos de Comunicação Temática envolvendo a pauta feminina. Nesta quinta-feira (1º/3), a sessão ordinária contará com a presença da secretária-adjunta de Segurança Pública de Porto Alegre, delegada Claudia Crusius, que falará sobre assédio nos transportes públicos. No dia 8, durante a Quinta Temática, haverá uma homenagem a seis mulheres, indicadas pelas quatro vereadoras da Câmara – Comandante Nádia, Fernanda Melchionna (PSOL), Mônica Leal (PP) e Sofia Cavedon (PT) -, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) e pelo Executivo. 

Além disso, durante o mês das mulheres, a presidência da Câmara ficará a cargo da vereadora Mônica, em função de licença saúde do vereador Valter Nagelstein (PMDB). Ela será empossada às 18 horas desta quinta-feira.  

Também estiveram presentes na abertura do Mês das Mulheres a vereadora Sofia Cavedon (PT) e a secretária-adjunta da Educação de Porto Alegre, Ivana Genro Flores, entre outras lideranças femininas. 

Confira a programação completa:

01/03
- 10h: Abertura da exposição do Memorial da Câmara: Julieta Battistioli
Local: Saguão do Plenário Otávio Rocha 

- 12h: Abertura da exposição do Memorial da Câmara: Luciana de Abreu
Local: Shopping Total

- 14h: Quinta Temática sobre assédio nos transportes públicos, com a secretária-adjunta de Segurança Pública do município, delegada Claudia Crusius
Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal

02/03
- 10h: Abertura da exposição do Memorial da Câmara: Nísia Floresta
Local: SSP – Departamento de Comando e Controle Integrado, 2º andar

05/03
- 14h: Tribula Popular com o Condim

06/03
- 8h: Abertura da exposição do Memorial da Câmara: História do Trabalho da Mulher
Local: SINE

- 8h às 17h: Dia de atendimento especial para as mulheres, organizado pela Prefeitura
Local: SINE - Avenida Sepúlveda, s/n, Centro Histórico

08/03
- 12h: Almoço dos Técnicos Científicos da Prefeitura

- 14h: Quinta Temática com homenagem a seis mulheres, indicadas pelas vereadoras, Condim e Executivo
Local: Plenário Otávio Rocha 

- 18h: Abertura da Mostra Coletiva de Artes Plásticas em Homenagem à Bertha Lutz, organizada pelo gabinete do vereador Clàudio Janta, GT Mulher Solidariedade RS e Associação de Mulheres DIVA'S
Local: Saguão dos Correios e Telégrafos da Câmara, até 16/03

15/03
- 8h30 às 12h: Bate-Papo “Por mais mulheres na Política”, com uma representante de cada partido político da Câmara
Local: Plenário Ana Terra

- 15h: Ônibus de Reaproveitamento Total de Alimentos da Ceasa 
Local: ONG Renascer – Av. Macedônia, 199 – Restinga

18/03
- 10h às 16h: Campeonato de Futebol Feminino organizado pela Prefeitura
Local: Lomba do Pinheiro

20/03
- Horário a definir: Fórum das Mulheres - Sempre Mulher, organizado pela Prefeitura
Local: Sarandi

- 15h: Ônibus de Reaproveitamento Total de Alimentos da Ceasa
Local: Unidade de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso Lourenço Marianti, 4401 

21/03
- 8h30 às 17h: Seminário “Mulheres Vítimas de Violência Sexual: Qualificando e Ampliando a Assistência”
Público: Saúde
Local: Auditório Jair Boeira no Hospital Nossa Senhora da Conceição - Av. Francisco Trein, 596, no Prédio Administrativo

22/03 
- 15h: Ônibus de Reaproveitamento Total de Alimentos da Ceasa
Local: Av. Cristóvão Colombo, 545 (Shopping Total)

24/03
- Horário a definir: Conversa com Promotoras Legais Populares (PLP’s) - Centro Vida

25/03 a 29/03
- Exposição do Trabalho Pedagógico sobre Machismo nas Escolas – A educação trabalhando a questão feminina, organizado pelo gabinete da vereadora Sofia Cavedon

27/03
- 15h: Ônibus de Reaproveitamento Total de Alimentos da Ceasa
Local: Rua Marta Costa Franzen, 101, Bom Jesus/Renner

29/03
- 10h às 13h: Ação de Encerramento do Mês Internacional da Mulher, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, SSP e SMDSE
Local: Praça da Revolução Farroupilha
Parceiros/Serviços: Colgate (kit de higiene bucal), ótica (Shopping Total), Delegacia Móvel, Patrulha Maria da Penha, Imama, distribuição de camisinhas e aferição de pressão (Hospital Fêmina), confecção de carteiras de trabalho, Banda da Brigada Militar, IGP (Carteiras de Identidade), Susepe, SINE, SESC, Defensoria Pública, representantes dos direitos das mulheres, Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Panvel, exposição de fotos de mulheres da Guarda Municipal, Procon, exercícios, problemas vasculares (meias Kendall) e Associação Comercial de Porto Alegre

- 15h: Encerramento Oficial com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior
Local: Paço Municipal 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)