Institucional

Câmara encerra ano legislativo de 2019 tendo aprovado mais de 200 projetos de lei

Atividades no Plenário Otávio Rocha registraram 125 sessões ordinárias e 33 extraordinárias

  • Movimentação de Plenário. Votação do projeto que extingue profissão de cobrador.
    Plenário Otávio Rocha é o local de debates e votações no Legislativo de Porto Alegre (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Show The Beatles no Acordeon, na V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
    Teatro Glênio Peres, que sedia a Mostra de Artes Cênicas e Música, deverá passar por reformas em 2020 (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre encerrará na próxima terça-feira, dia 31 de dezembro, o terceiro ano de sua XVII Legislatura. Nas atividades de plenário, foram registradas 125 sessões ordinárias e 33 sessões extraordinárias em 2019. Ao todo, computou-se também a aprovação de 248 projetos de lei, dos quais 52 do Poder Executivo e 196 apresentados por vereadores e vereadoras. A Casa Legislativa da capital teve neste ano na presidência de seus trabalhos a vereadora Mônica Leal (PP). A Mesa Diretora foi formada ainda pelos vereadores vice-presidentes Reginaldo Pujol (DEM) e Mendes Ribeiro (MDB), e pelos vereadores secretários Alvoni Medina (Republicanos), Paulo Brum (PTB) e Paulinho Motorista (PSB).

Ao avaliar o ano legislativo, Mônica Leal, além de destacar a economia registrada na administração de verbas públicas, cita situações de cunho pessoal enfrentadas como presidente. “Foi um desafio muito grande. Trouxe meu olhar político de mulher e não foi fácil, pois passei por coisas que jamais imaginei”, salienta. “A questão do machismo foi muito forte”, diz ainda a vereadora ao afirmar: “Foi uma honra muito grande presidir a Câmara Municipal com tantos funcionários e servidores qualificados e competentes”. Na parte financeira, o Legislativo porto-alegrense registrou uma economia de R$ 44,5 milhões em 2019, que foram restituídos ao Executivo. “É o resultado da união dos esforços de todos os que trabalham na Câmara, diretores, servidores, vereadores”, completa a presidente.

Teatro

Das atividades administrativas, Mônica Leal cita dois projetos elaborados durante o ano. Uma das propostas diz respeito aos serviços de segurança, cujas melhorias já que vêm sendo implementadas. A outra está ligada ao Teatro Glênio Peres, espaço do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da capital, onde são realizadas apresentações culturais. Para este local foi elaborado um completo programa de reforma que deverá ser executado em 2020. “É um equipamento cultural maravilhoso, mas que precisa de uma restauração e de investimentos”, afirma. “Imagina a Câmara Municipal com um bom teatro, uma sonorização adequada e com o parque de estacionamento à disposição”, argumenta a vereadora. “É mais um espaço que a cidade ganha”.

Posse

Na quinta-feira da próxima semana, dia 2 de janeiro, deverá tomar posse a Mesa Diretora para o ano de 2020. A composição está formada pelos seguintes vereadores e vereadoras: Reginaldo Pujol (DEM) – presidente, Paulo Brum (PTB) e Lourdes Sprenger (MDB), vice-presidentes; João Carlos Nedel (PP), Márcio Bins Ely (PDT) e Airto Ferronato (PSB), secretários. A sessão de posse está marcada para as 17 horas, no Plenário Otávio Rocha. O próximo ano também marcará o encerramento da XVII Legislatura na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)