SESSÃO SOLENE

Câmara entrega Comenda Porto do Sol para a Faders

  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul - FADERS e Abertura da Semana Paralímpica.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul - FADERS e Abertura da Semana Paralímpica.
    Marquinho Lang, diretor-presidente da Faders, mostra medalha e diploma (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (31/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol para a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS (Faders). O proponente da homenagem foi o vereador Alvoni Medina (Republicanos). 

A Comenda é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade. A solenidade, que ocorreu no Plenário Otávio Rocha, também marcou a abertura da Semana Paralímpica.

Em sua fala, o vereador Medina destacou que a entidade está celebrando o seu aniversário de 50 anos. “A instituição tem dado suporte a milhares de famílias em todo o estado do RS. Desde a sua fundação em 1973, a Faders percorre os municípios gaúchos com a missão de garantir o desenvolvimento de políticas públicas”, afirmou.

“A inclusão é fundamental para todas as pessoas”, destacou Medina. O vereador enumerou ações realizadas pela Faders, como a garantia do passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, e afirmou que a fundação “se tornou referência não só para o estado, mas para todo o País”.

O diretor-presidente da Faders, Marquinho Lang, agradeceu a homenagem e valorizou o trabalho dos servidores da fundação. “Isso aqui é de vocês, é a história de vocês, as lágrimas e o suor, tudo o que vocês construíram nesses 50 anos”, afirmou, referindo-se à Comenda. Lang ressaltou a contribuição deixada pelos diretores que lhe precederam e também agradeceu ao governo estadual, ao municipal e aos vereadores pelo apoio ao trabalho da Faders.

“A Faders é a mais antiga instituição em defesa dos direitos das pessoas com deficiência no País. A nossa história passa por aqui”, destacou. “As barreiras só são superadas quanto temos atitude”, disse. “A gente não vai desistir da nossa história. Vamos continuar aqui. Nada sobre nós sem nós”, concluiu.

Histórico

A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) trabalha na promoção e no acompanhamento de políticas públicas para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, buscando favorecer a inclusão e a valorização do público a quem presta atendimento. Criada em 23 de outubro de 1973, pela Lei Estadual nº. 6.616/73, a então chamada FAERS (Fundação Rio-Grandense de Atendimento ao Excepcional) tinha como objetivo a pesquisa, profilaxia e o atendimento ao excepcional nas áreas de saúde, educação, trabalho e previdência social. Em 2013, uma lei estadual alterou a denominação da fundação.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)