Sessão Solena

Câmara entrega Comenda Porto do Sol para Os Serranos

Vereador Bernardino Vendruscolo (c) propôs e entregou a distinção Foto: Tonico Alvares
Vereador Bernardino Vendruscolo (c) propôs e entregou a distinção Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
O conjunto musical regionalista Os Serranos foi homenageado com a Comenda Porto do Sol, instituída pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A entrega aconteceu na noite desta terça-feira (27/8) no Plenário Otávio Rocha. O prêmio é pelo conjunto da obra de um dos mais conhecidos grupos musicais do Rio Grande do Sul, de sucesso nacional e internacional. A homenagem, aberta com apresentação do músico Paulinho Pires, foi proposta pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PROS).

O vereador destacou Os Serranos como um dos poucos conjuntos de música gaúcha que ainda preservam o tradicionalismo da cultura do Sul em suas canções. Segundo Vendruscolo, foi por meio de uma provocação do instrumentista Edson Dutra, líder de Os Serranos, que nasceu o Canto Alegretense. “O Edson e o Antonio Augusto Fagundes (Nico) tinham um escritório de advocacia, e o Edson fez uma brincadeira com o Nico perguntando onde ficava mesmo o Alegrete”, contou. A história, conforme o vereador, foi contada pelo músico e tradicionalista Dorotéo Fagundes. “O Nico pediu 10 minutos para o Edson, correu para a máquina de escrever e lá datilografou a letra do Canto Alegretense.”

Edson Dutra agradeceu pelo reconhecimento da Câmara. “São 46 anos de bailes por este Brasil e países da América do Sul”. Leu um trecho da carta enviada por Oneide Bertussi, momentos antes de se submeter a uma cirurgia a qual não resistiu. Oneide, um dos músicos-símbolo do Rio Grande do Sul, “me pediu na carta para que segurasse a bandeira do tradicionalismo para que as futuras gerações pudessem seguir este símbolo”, afirmou. Dutra destacou ainda o trabalho social de Os Serranos, que realizam shows beneficentes, e as ações filantrópicas de que participam. “O Natal Serrano distribui anualmente mais de 3 mil brinquedos para crianças.”
    
O conjunto

Com uma longa história na música do Rio Grande do Sul, Os Serranos já concorreu ao Grammy Latino em 2009 na categoria Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, com Os Serranos - 40 anos de História, Música e Tradição. Criado em 1968 na cidade de Bom Jesus, localizada na serra do Rio Grande do Sul, era apenas uma dupla de acordeonistas formada por Edson Dutra e Frutuoso Luís de Araújo, com forte influência dos Irmãos Bertussi. O conjunto realizou, em 2003, sua primeira turnê pelos Estados Unidos, com shows em Miami, Nova York e Boston.

Os Serranos já ganharam três Discos de Ouro, pelo reconhecimento público aos trabalhos Isto é… Os Serranos, Bandeira dos Fortes e Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos. Gravaram dois DVDs, Os Serranos ao vivo na Expointer e Os Serranos - 40 anos de História, Música e Tradição. Desde 2004 produzem e apresentam um programa semanal de rádio, chamado Encontro com Os Serranos, veiculado por mais de 110 emissoras no sul do país, em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraguai. Além disso, o grupo conquistou festivais de música nativista, entre eles a Califórnia da Canção de Uruguaiana, com destaque para a música O Veterano.

A homenagem encerrou-se com a interpretação, ao vivo, de algumas das principais músicas que integram o trabalho do grupo. Presidiu a sessão o vereador Idenir Cecchim (PMDB). Estiveram presentes os vereadores João Carlos Nedel (PP), Reginaldo Pujol (DEM), Dr. Thiago Duarte (PDT) e Delegado Cleiton (PDT).

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)