SESSÃO SOLENE

Câmara entrega o título de Cidadão de Porto Alegre a Roberto Rodrigues

  • Sessão solene que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Roberto Dimari Rodrigues (Beto do Colosso da Lagoa).
    Homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (D) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão solene que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Roberto Dimari Rodrigues (Beto do Colosso da Lagoa).
    Roberto Dimari Rodrigues (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta terça-feira (19) o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Roberto Dimari Rodrigues, o Beto do Colosso da Lagoa. O proponente da homenagem foi o presidente do Legislativo, vereador Mauro Pinheiro (PL). A Sessão Solene de entrega do título ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

Mauro Pinheiro abriu a sessão contando a trajetória de vida do homenageado e ressaltando os valores que o levaram a receber o título de Cidadão de Porto Alegre. "É o teu jeito simples, trabalhador e a tua humildade o que te fizeram chegar, hoje, até aqui", destacou Pinheiro. O vereador também ressaltou a importância das lideranças comunitárias para lutar por mudanças nos bairros e melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Roberto Rodrigues, em seu discurso, relembrou o caminho percorrido por sua família até chegar no bairro Ponta Grossa. Ele também relatou a diferença da qualidade de vida que tinha à época — que, segundo ele, piorou muito nos últimos anos. "A gente sonha com ter um pouco de dignidade para morar no lugar", destacou.

O homenageado também descreveu diversas lutas por infraestrutura, iluminação, espaços de educação e de lazer realizadas em seu bairro. "A comunidade só vai para frente se houver participação de todos unidos no propósito. Essa vitória é de todos, eu quero dividir com todos que estão aqui", declarou Rodrigues.

Histórico

Roberto Dimari Rodrigues é natural de Porto Alegre e reside na zona Sul desde os 8 anos de idade, onde foi morar com seu avô e o seu pai na região rural da cidade. Estudou, juntamente com seu irmão, na Escola Agrícola no bairro Agronomia. Retornou para a zona Sul, com 23 anos, e começou a trabalhar como padeiro, gerando empregos e ajudando a comunidade.

Construiu no bairro Ponta Grossa o ginásio Colosso da Lagoa, que já serviu de palco para diversos eventos, como bailes, casamentos, escolinhas, patinação e reuniões políticas. Buscou disponibilizar o espaço à comunidade para quaisquer eventos em benefício da população de Porto Alegre. Foi presidente da associação de moradores do bairro por quatro anos. Também participou da construção do projeto São Francisco das Irmãs Franciscanas e da iluminação da Escola Loureiro da Silva.

Texto

Theo Pagot (estagiário de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)