SESSÃO SOLENE

Câmara entrega o título de Cidadão de Porto Alegre a Roger Raupp Rios

  • Sessão Solene de Outorga Concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Róger Raupp Rios.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga Concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Róger Raupp Rios.
    Desembargador Roger Raupp (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene nesta sexta-feira (31/3) para a entrega do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Roger Raupp Rios, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O proponente da homenagem foi o ex-vereador e atual deputado estadual Leonel Radde (PT).

A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). "O vasto currículo do Dr. Roger Raupp evidencia a excelente escolha desta Casa em homenagear um cidadão de tão alta relevância", afirmou Sossmeier.

“Entre os seus principais julgados, Raupp tornou-se muito conhecido por sua sensibilidade com causas sociais, sendo o primeiro juiz a julgar procedentes processos que reivindicavam direitos à população LGBTQIA+”, destacou Radde. “Ele conseguiu impor, através de sua competência e de seu conhecimento, pautas relevantes em um estado tão conservador quanto o Rio Grande do Sul. Através de diversas decisões de Raupp, nosso estado também passou a se tornar uma referência em direitos humanos e na defesa da população LGBTQIA+ e da democracia”, afirmou o deputado estadual.

O homenageado disse ser um “porto-alegrense de nascimento, de coração e trajetória”. Ele destacou que, pela legislação, o título de cidadão emérito é atribuído a quem tenha “contribuído com seu trabalho para o desenvolvimento da sociedade porto-alegrense”, e afirmou: “usufruí e fui enriquecido por esta cidade muito mais do que pude contribuir. Sou um beneficiário e um devedor daquilo que de melhor nossa cidade pode dar a alguém”.

Raupp falou sobre a importância de se “construir uma Porto Alegre cidadã” e disse que não compreende a distinção como um mérito individual: “Todo cidadão emérito o é por ser expressão e resultado de um encontro de vidas em uma cidade em que se congregam cidadãos no compromisso de cooperação e justiça”, afirmou.

Histórico

Roger Raupp Rios é natural de Porto Alegre e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado em Direito pela Universidade de Paris II. Em 2016, tornou-se desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Atualmente, integra a 5ª Turma e é conselheiro da Escola da Magistratura do TRF-4 (Emagis). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direitos fundamentais, direito da antidiscriminação, direitos sexuais e direito à saúde.

Além de professor, é também autor de diversos livros, entre eles “Homossexualidade e direitos sexuais: Reflexões a partir da decisão do STF”. Raupp aparece entre os brasileiros do Direito mais citados no Google Acadêmico em levantamento produzido pelo Ad Scientific Index – sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais –, feito com base no número de citações feitas em artigos científicos ou livros nos últimos cinco anos. O desembargador é o terceiro autor mais citado na área no Rio Grande do Sul, com 1.811 citações na plataforma de ensino.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)