SESSÃO SOLENE

Câmara entrega título de Cidadã de Porto Alegre a Sofia Cavedon

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadã de Porto Alegre a Sofia Cavedon.
    Sofia Cavedon recebe diploma de Cidadã de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadã de Porto Alegre a Sofia Cavedon.
    Homenageada fez discurso na tribuna (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite desta terça-feira (28/3) uma sessão solene de outorga do título de Cidadã de Porto Alegre à deputada estadual Sofia Cavedon (PT). O proponente da solenidade, que ocorreu no Plenário Otávio Rocha, foi o vereador Jonas Reis (PT).

“O amor de Sofia por esta Capital se expressa todos os dias na sua inserção em movimentos sociais, culturais, sindicais e ambientais. A homenagem prestada por esta Câmara representa o reconhecimento de quem adotou Porto Alegre como seu lugar no mundo”, afirmou Jonas Reis. Ele destacou que “seus mandatos tiveram como pilares a defesa da educação pública e gratuita, a luta em prol da categoria municipária, a defesa da cultura, do meio ambiente, do patrimônio público e a luta pelos direitos e pela vida das mulheres”.

“Cheguei com 20 anos de Veranópolis, onde não enxergava vazão para minha inquietude. Minha primeira casa em Porto Alegre foi a casa de estudantes da UFRGS, em que compreendi que aquilo que é pessoal também é político. Nunca mais parei de me questionar e de buscar respostas para a inquietude que tomava”, afirmou a homenageada. 

Ela disse ter tido muita sorte por viver na Porto Alegre dos anos 1980: “Recebi de graça este tempo de redemocratização, de esperança e vivência democrática. Sou grata à luta política desta cidade”, afirmou. Sofia relembrou sua trajetória política, afirmou compreendê-la como uma construção coletiva e enumerou bandeiras de seus mandatos.

“Os desafios de ocupar um espaço político envolvem a consciência de que é preciso melhorar todos os dias”, disse. “Este título, para mim, é mais um convite à política, a construir a luta política em Porto Alegre”, concluiu.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Aldacir Oliboni (PT) e contou com a presença do deputado estadual Miguel Rossetto (PT) e do ex-prefeito municipal Raul Pont (PT).

Histórico

Sofia Cavedon Nunes nasceu em Veranópolis, filha de uma professora e de um operário serralheiro. Após concluir o Ensino Médio na modalidade normal, formando-se professora, Sofia se mudou para Porto Alegre, onde graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como professora na rede privada e posteriormente ingressou, por concurso público, nas redes municipal e estadual de Educação. Participou das lutas sindicais da categoria municipária, sendo dirigente da Associação das Trabalhadoras em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e vice-presidenta do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA).

Em 2000, Sofia foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores. Ela foi reeleita sucessivamente em quatro ocasiões, para os períodos 2005-2008, 2009-2012, 2013-2016 e 2017-2020. No Legislativo municipal, Sofia integrou a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (CECE), presidindo-a em diversas ocasiões. Foi secretária municipal da Educação e Cultura entre 2003 e 2004.

Em 2011, Sofia presidiu a Câmara Municipal de Porto Alegre. Ela exerceu o cargo de prefeita por 13 dias naquele ano. Em 2015, propôs a criação da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, tendo exercido o cargo de procuradora durante dois anos.

Em 2018, Sofia elegeu-se deputada estadual, cargo para o qual foi reeleita em 2022. Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Ela também compõe a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Em 2022, assumiu o cargo de Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. Sofia tem pós-graduação em Educação Física Pré-escolar e Escolar pela UFRGS e atualmente é mestranda em Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)