Câmara entrega título de Cidadão de Porto Alegre ao senador Luis Carlos Heinze

Na noite desta segunda-feira (12/09), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou título de Cidadão de Porto Alegre ao senador Luis Carlos Heinze (PP). A proponente da outorga foi a vereadora Comandante Nádia (PP). A Sessão Solene de entrega do título foi realizada no Plenário Otávio Rocha.
A proponente apresentou um vídeo que contou um pouco da história do homenageado. “Não faltam justificativas para homenagear o senador Luis Carlos Heinze. O título de cidadão de Porto Alegre é um entre tantos que tu já recebeste, Heinze, e que ainda poderá receber, há muitos outros. Ele é reconhecido e respeitado até pelos adversários políticos. Ele é discreto e não faz propaganda do seu trabalho. A gente diz que ele é o alemão que fala pouco, mas faz muito”, declarou a vereadora Comandante Nádia.
A parlamentar destacou a trajetória do senador. “Eu posso garantir que trabalho, humildade e generosidade resumem o Luis Carlos. De família pobre, ele começou a trabalhar quando tinha apenas sete anos, no pequeno restaurante dos pais, da dona Cecy e do seu Darcy, lá em Candelária, na região central do Estado. E por certo teus pais estão muito felizes com o menino de sete anos que hoje se tornou essa celebridade que nós estamos podendo abraçar e entregar mais um título”, salientou a proponente.
Heinze agradeceu aos presentes e à sua família. “Estou muito honrado com esse título”, iniciou o senador. Em sua fala, Heinze lembrou algumas situações que viveu na capital gaúcha. “Cheguei a Porto Alegre com 16 anos. Vim fazer vestibular, pra técnico agrícola, em Viamão. Era um mundo isso aqui. Fiquei extasiado com a cidade. Parte da minha história começa quando eu sai de Candelária para estudar”, recordou. “Eu divido essa honraria com a minha esposa, Sandra, que ela merece mais da metade desse troféu”, enfatizou o homenageado.
História
Luis Carlos Heinze nasceu em Candelária (RS), em 14 de setembro de 1950. Formou-se em engenharia agronômica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1973, e em 1988 foi um dos fundadores da Associação dos Arrozeiros de São Borja, que presidiu até 1990. Também fundou e foi vice-presidente (1989-1990) da Federação das Associações de Arrozeiros em Porto Alegre. Começou a vida pública em São Borja, onde constituiu família e foi prefeito na gestão 1993-1996. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1998, sendo reeleito por cinco mandatos consecutivos. Em 2018, foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul.