Institucional

Câmara envia para restauração documentos atingidos pela enchente

Movimentação de documentos para recuperação pós enchente.
Material reúne acervo atingido pelas águas na enchente de 2024 (Foto: Marlon kevin/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta semana, a entrega do acervo documental danificado pelas enchentes ocorridas na Capital para execução dos serviços de recuperação emergencial. A empresa contratada para o serviço é a Preservatech – Serviços e Tecnologia para Preservação de Acervos. A recuperação dos documentos reforça o compromisso da Câmara com a preservação da memória institucional, a gestão responsável de documentos públicos e a observância da legislação arquivística nacional.

Foram encaminhados à empresa 156 caixas com documentos administrativos e legislativos; uma caixa contendo plantas e mapas técnicos; e quatro gavetas com fichas catalográficas. O contrato tem por objeto a recuperação de 92 metros lineares de acervo arquivístico da CMPA atingido pelas águas, incluindo o manuseio técnico, secagem controlada, desinfecção por ozônio, separação de documentos irrecuperáveis para descarte técnico e higienização superficial dos materiais preserváveis.

A recuperação dos documentos deve ocorrer nos próximos meses, sob acompanhamento e fiscalização técnica da Casa Legislativa, por meio do Grupo de Resgate dos Acervos Arquivísticos Danificados pela Água e pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.

Além da recuperação dos documentos danificados, a iniciativa integra uma política mais ampla de gestão documental e racionalização de acervos. Até o momento, já foram descartadas 4,5 toneladas de documentos, entre os atingidos e os que estavam acumulados, mas cujo prazo legal de guarda já havia expirado, conforme prevê o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da CMPA. 

 

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)