Plenário

Câmara faz homenagem à Associação de Doulas do Rio Grande do Sul

Período de Comunicações em homenagem à Associação de Doulas do Rio Grande do Sul.
Entidade recebeu homenagem durante a sessão plenária desta segunda-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem à Associação de Doulas do Rio Grande do Sul durante a sessão ordinária desta segunda-feira (11/07). A autora da homenagem, vereadora Laura Sito (PT), parabenizou a atuação da associação e falou da importância de tal trabalho. “Nós homenageamos a ADOSUL porque estamos homenageando nesta tarde o trabalho, porque também reconhecemos as escolhas das mulheres.

Laura observou que este é um assunto que merece atenção, principalmente em um país onde a violência obstétrica atinge uma em cada quatro gestantes e, infelizmente, a maioria dessas gestantes é formada por mulheres pobres e negras. "Por isso, parabenizo a ADOSUL, que desempenha um trabalho muito importante, não só por organizar as doulas, mas principalmente por promover essa discussão. Nem todas as doulas que atuam no Estado estão vinculadas à ADOSUL, mas certamente estão representadas pela atuação e o debate que desenvolvem, que vai além da atuação de vocês.” 

Representando a ADOSUL, Natália Fettersen agradeceu a homenagem e se emocionou ao lembrar da trajetória da associação nesses oito anos de atuação. “Nós somos uma categoria que hoje é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, que pode atuar nos trabalhos de parto com o alívio da dor, com apoio às mulheres, partos esses que acontecem 98% dentros dos hospitais e é por isso que a gente vai continuar debatendo, porque as mulheres vão continuar tendo seus filhos dentro dos hospitais e vão continuar precisando do apoio físico e emocional. A gente sabe que as mulheres ainda são expostas à violência e à falta de cuidado e não só no momento do parto. Precisamos olhar para essas mulheres, para que elas possam ter o direito de um acompanhamento”. 

A Adosul

A Associação de Doulas do Estado do Rio Grande do Sul é uma associação sem fins econômicos ou lucrativos, de duração indeterminada, com sede em Porto Alegre. Tem por finalidades defender e representar os interesses profissionais das doulas associadas; apoiar e orientar a associada no seu exercício profissional, auxiliando-a através da capacitação e divulgação do seu trabalho; participar nos debates que envolvem o desenvolvimento de políticas públicas e programas, campanhas de conscientização e de divulgação sobre o parto e nascimento natural e humanizado e sobre a importância do trabalho das doulas, ampliando o diálogo com os setores da área da saúde.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)