Sessão Solene

Câmara faz homenagem ao estado de Israel

Sessão Solene em Comemoração à Independência do Estado de Israel (Yom Ha'atzma'ut), proposta pela vereadora Fernanda Barth.
Sessão Solene ocorreu no Plenário Otávio Rocha na noite desta quarta (Foto: Júlia Urias/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (30/4) sessão solene em homenagem aos 77 anos de criação do estado de Israel. A cerimônia, presidida pelo vereador Ramiro Rosário (Novo), foi proposta pela vereadora Fernanda Barth (PL).

Ao falar sobre Israel, a proponente destacou que a data é um marco histórico não apenas para o povo judeu mas para a toda a humanidade que acredita na liberdade, na perseverança e no direito à autodeterminação dos povos. "Israel nasceu em meio a adversidades inimagináveis, cercado por inimigos e constantemente ameaçado. Mesmo assim, o país transformou a escassez em abundância, o deserto em produtividade e a guerra em inovação. Construiu uma potência em ciência, agricultura e tecnologia e é a única democracia no Oriente Médio."

A presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Daniela Russowsky Raad, reforçou as palavras de Fernanda Barth sobre a força do povo judeu e as conquistas de Israel, apesar de todas as adversidades. Acrescentou que homenagens como a de hoje na Câmara são importantes para destacar o caráter plural e democrático do estado de Israel. "Estarmos na Câmara de Porto Alegre celebrando a criação de Israel mostra o quanto somos próximos, pois o que acontece em Israel é sentido no Brasil também. Quando celebramos aqui o aniversário de Israel, isso é uma demonstração inequívoca do combate à intolerância, ao preconceito e ao racismo em todas as suas formas." 

 

 

    

Texto

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)