Plenário

Câmara faz homenagem às pessoas com Síndrome de Down

Período de Comunicações em Homenagem às pessoas com Síndrome de Down e à Semana da Conscientização Sobre a Síndrome de Down.
Cerimônia foi realizada nesta quinta-feira no Plenário Otávio Rocha da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre fez uma homenagem, na tarde desta quinta-feira (28/03), durante a sessão ordinária no Plenário Otávio Rocha, às pessoas com Síndrome de Down. Ocorrida por meio do Programa Municipal de Orientação sobre Síndrome de Down e da Semana de Conscientização sobre a Síndrome (celebrada desde o dia 21/03), a cerimônia foi proposta pelo vereador Paulo Brum (PTB); presidida pelo vereador Mendes Ribeiro (MDB); contou com as presenças do presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down (Afad), Vicente Fiorentini, de representantes da prefeitura e outros membros da associação. 

Na oportunidade, o vereador Brum fez a leitura de uma coluna do poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar, que expressa sobre a síndrome. “Aquele que tem down não é uma eterna criança”, iniciou, Brum. E continuou: “O preconceito faz com que a gente coloque as pessoas com 47 cromossomos numa bolha de pureza e vulnerabilidade que não condiz com a realidade”, pronunciou o vereador enfatizando que “achei interessante a maneira como ele (Carpinejar) se comunica”.

O petebista citou a comemoração da Lei nº 12.344/2007, que instituiu o Programa Municipal de Orientação sobre Síndrome de Down e que inclui a efeméride da Semana de Conscientização sobre a síndrome. “Queremos que o poder público concretize o respeito e a dignidade da pessoa humana das pessoas com down”, enfatizou Brum. “Nós vereadores temos que propor e fazer leis, mas que elas também saiam do papel e sirvam na prática do dia a dia”, disse. O proponente ainda cumprimentou o “belo trabalho da Afad, que faz com que os jovens sejam protagonistas de ações no sentido de tornar a sociedade mais justa e igualitária”, elogiou. 

Vicente Fiorentini destacou que hoje, dia 28 de março, encerra a segunda edição da Semana Municipal de Conscientizqação sobre a Pessoa com Síndrome de Down, bem como a terceira edição estadual do evento. "Já há muito a celebrar", afirmou Fiorentini. "As leis são feitas no parlamento, mas elas precisam ser retiradas do papel e ganhar vida, e a Afad trabalha neste sentido." Para ele, a Semana de Conscientização é resultado de "uma lei que deu certo", pois várias atividades foram realizadas durante a Semana, contando inclusive com a cobertura da mídia, o que colabora para a maior conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com a síndrome.

Membro do Conselho Deliberativo da Afad, Fernanda Schacker Machado agradeceu o espaço concedido pela Câmara e afirmou que a associação tem a finalidade de lutar pelo pleno desenvolvimento das pessoas com a síndrome de down e por uma sociedade inclusiva. "Esta data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com down ao pleno exercicio da sua cidadania", disse Fernanda, destacando o lema da campanha "Não deixe ninguém para trás". Para isso, segundo ela, são necessárias mais políticas públicas destinadas a esse segmento. "Queremos oportunidade para todos. As pessoas com down são capazes de se desenvolver e contribuir para um mundo melhor." Ela apelou a todos os vereadores para que colaborem para que a inclusão das pessoas com down aconteça efetivamente em Porto Alegre.

Vereadores

DIGNIDADE - Adeli Sell (PT) ratificou que “devemos nos pautar por um princípio que está na Constituição desde 1988: a dignidade da pessoa humana”. Adeli mencionou que este princípio serve, “antes de qualquer coisa, para que as pessoas enxerguem os outros”. Mais do que a Constituição, o vereador comentou acerca da filosofia iluminista de Immanuel Kant, de que “a pessoa, pelo simples fato de existir, tem que ser respeitada”. Por fim, o parlamentar desejou a continuação da caminhada de inclusão social e de reivindicação, das pessoas com down, dos espaços que também são delas. (BSM) 

ESPAÇO - Airto Ferronato (PSB) destacou a importância do evento e homenageou a Afad. “As pessoas falam nas diferenças, nas deficiências, e olham com um olhar diferente daquele que é preciso ser olhado”, relatou Ferronato. “Mas olhar alguém com Síndrome de Down é olhar a sociedade no seu todo”, disse. Além disso, o vereador observou que o portador da deficiência precisa de espaço. “Eles lutam com vitalidade, são entusiasmados, buscam espaço de trabalho, aprendem, ensinam”, apresentou o parlamentar ao sublinhar que “por isso precisam de espaço para serem cidadãos do bem dentro do contexto da nossa cidade”. (BSM)

CENSO - Cláudio Janta (SD) informou que está em tramitação, na Câmara Municipal, projeto de sua autoria propondo a realização de um censo para identificar as pessoas com síndrome de down que residem em Porto Alegre. Segundo ele, o censo teria como objetivo principal servir de subsídio para que o Município possa estabelecer políticas públicas para esse segmento da população em todas as regiões da cidade. "É preciso estimular o desenvolvimento, convívio e participação das pessoas com síndrome de down na sociedade. Gostaria de reafirmar meu compromisso com a luta pelas pessoas com down." (CS)

DESINFORMAÇÃO - Alvoni Medina (PRB) salientou a importância da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down e lamentou que ainda exista "muita desinformação sobre a síndrome, o que causa muito desconforto para as pessoas com esta alteração genética". Segundo Alvoni Medina, essa parcela da população é capaz de desenvolver quaisquer atividades tanto quanto as demais pessoas. "Cabe ao poder público e à sociedade tratá-las de forma respeitosa e igualitária." Também colocou à disposição a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, por ele presidida na Câmara, para a discussão de políticas públicas para este segmento.

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)