Câmara homenageia 30 anos do Conselho Municipal de Educação
Representantes do Conselho e vereadores após a cerimônia no Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA) Vereadora Daiana Santos (PCdoB) e professora Fabiane Pavani na homenagem hoje na Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre lembrou, durante o período de Comunicações desta segunda-feira (8/11), o transcurso dos 30 anos do Conselho Municipal de Educação (CME). A proposição foi de autoria da vereadora Daiana Santos (PCdoB), que iniciou sua fala destacando que estava feliz em compartilhar esse espaço com o Conselho. "O que vocês representam é algo que é muito caro para a nossa sociedade. Atuam na fiscalização e monitoramento, na participação, elaboração de propostas e ações das diretrizes de políticas públicas. Este período tão duro que vivemos, com essa evasão escolar gigantesca, é essencial que tenhamos o processo de participação da sociedade nessas políticas. É um direito garantido que está na constituição", disse. Desejou vida longa a todos que lutam pela educação da cidade.
A presidente do CME, Fabiane Pavani, professora há 30 anos, relembrou como foi instituído o Conselho e da condição de órgão da participação direta da comunidade na administração pública. "Tem como objetivo realizar o controle social que visa o aumento da eficácia e eficiência da ação estatal. É um espaço pedagógico de exercício da participação", completou. Disse também que as metas da educação municipal estão estagnadas e criticou a falta de vagas. "Nós educadores, acreditamos que é necessário mudar essa triste realidade e avançar."