Homenagem

Câmara homenageia 40 anos do MTG

Vendruscolo (e) entregou prêmios da Câmara aos tradicionalistas Foto: tonico alvares
Vendruscolo (e) entregou prêmios da Câmara aos tradicionalistas Foto: tonico alvares

Por proposição do vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), a Câmara Municipal da Capital homenageou, durante Ato Solene realizado nesta terça-feira (19/9) na Praça Central do Parque Harmonia, os 40 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Autoridades do Estado, tradicionalistas de piquetes e CTGs instalados no Acampamento Farroupilha e admiradores da cultura gaúcha prestigiaram o ato.

Bernardino entregou ao presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, uma placa alusiva à data e ao coordenador da 1ª Região do MTG, Nélson Lima dos Santos, um diploma de honra ao mérito. O vereador disse que a tradição gaúcha não tem fronteiras e destacou a importância do MTG na defesa e preservação da cultura do Rio Grande. Lembrou que o MTG foi fundado em 1966, mas mesmo antes da sua criação já atuava na defesa das  tradições do Estado. O parlamentar também elogiou a presença de jovens no Acampamento, o que, segundo ele,  garante a continuidade do movimento.

Manoelito Savaris agradeceu a homenagem em nome do MTG e observou que a entidade foi criada para padronizar as tradições gaúchas, resistindo aos desvios provocados pela invasão cultural. Salientou ainda que atualmente existem CTGs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Nélson dos Santos enfatizou que “as tradições gaúchas se espalham porque o gaúcho é um desbravador e tem um profundo amor às suas raízes”. 

A vereadora Margarete Moraes (PT) recordou que, durante muito tempo, foi proibido usar indumentárias gaúchas ou beber chimarrão em público. O vereador Ervino Besson (PDT) completou: “Hoje o traje gaúcho é reconhecido por todos os segmentos da sociedade”. O ato teve a presença também dos vereadores Carlos Comassetto (PT) e Claudio Sebenelo (PSDB).

A solenidade foi encerrada por trovadores que agradeceram a homenagem da Câmara Municipal aos tradicionalistas.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)