Plenário

Câmara homenageia equipe de robótica da EMEF Heitor Villa Lobos

  • Homenagem à Equipe de Lobóticos de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos – Lomba do Pinheiro – de autoria do Ver. Aldacir Oliboni.
    Alunos foram homenageados durante a sessão plenária desta segunda-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Homenagem à Equipe de Lobóticos de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos – Lomba do Pinheiro – de autoria do Ver. Aldacir Oliboni.
    Professora Cristiane Cabral coordena o projeto há 16 anos (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na sessão plenária desta segunda-feira (22/05), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, durante o período de Comunicações, a equipe de robótica educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, os “Lobóticos”. Os homenageados foram convidados pelo vereador Aldacir Oliboni (PT).

Oliboni elogiou o projeto da escola. “Desenvolvido desde 2007 com muito amor, dedicação e expertise. Assim deve ser a educação: com ações coletivas que transformam a vida das pessoas. Quando possuem oportunidade e condições, vão longe.”

O parlamentar também relembrou as conquistas dos Lobóticos, prêmios nacionais e internacionais. São tricampeões da Olimpíada Brasileira de Robótica e venceram a RoboCup em suas edições no Brasil, Holanda e Canadá. Mais recentemente, venceram a First Lego League Explorer, nos Estados Unidos, com sua maquete do “Parque do Futuro”, um possível local de esporte, lazer e cultura. No retorno à Capital, foram recebidos com louvor, com direito a desfile e à presença da comunidade da Lomba do Pinheiro.

A professora Cristiane Cabral, há 16 anos à frente do projeto, agradeceu a colaboração de todos os diretores que já passaram pela Heitor Villa Lobos, assim como outros agentes. Disse que, mesmo nos momentos em que parecia ser necessário encerrar o projeto, colegas, pais e alunos lutaram pela sua continuidade. Hoje, acrescentou, a Equipe Lobóticos soma 40 medalhas e 30 troféus, dentre cinco em competições internacionais.

"Fiz mestrado e doutorado na área justamente para poder entregar o meu melhor. Sempre acreditei que a escola da periferia precisa ter a melhor educação, porque muitos dos acessos a materiais e oportunidades acontecem, para aquelas crianças, através da escola.”

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)