INSTITUCIONAL

Câmara homenageia ex-presidentes do Legislativo

  • Homenagem da Câmara Municipal aos ex-presidentes da Casa.
    Ex-presidentes receberam diploma e medalha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Homenagem da Câmara Municipal aos ex-presidentes da Casa.
    Vereadores e ex-presidentes da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Os ex-presidentes da Câmara Municipal de Porto Alegre foram homenageados na tarde desta quarta-feira (26/4) durante sessão especial realizada no Plenário Otávio Rocha. O ato, que reuniu 19 ex-presidentes, faz parte do cronograma de atividades festivas alusivas aos 250 anos do parlamento da Capital. Cada um dos homenageados recebeu uma medalha e um diploma das mãos de um dos vereadores que compõem a atual legislatura.

Durante a cerimônia, o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), destacou a importância de se relembrar as dezenas de homens e mulheres que presidiram o parlamento. "Neste ano em que a Câmara celebra 250 anos, queremos festejar a história do Legislativo da nossa Capital. Nesse sentido, nada mais oportuno do que homenagearmos aqueles que doaram seu tempo e biografia para escrever a história desta Casa", afirmou.

Sossmeier salientou ainda as diversas funções que o parlamento e os presidentes já exerceram: "Desde a criação deste Legislativo, a Câmara já teve as mais variadas demandas, dentre elas judiciárias, de fiscalização e até mesmo de recolhimento de impostos. Em todos esses períodos, o foco foi sempre o mesmo: o melhor para Porto Alegre e para os porto-alegrenses", concluiu.

Em sua fala, representando os homens que presidiram o parlamento, o prefeito Sebastião Melo destacou que “uma cidade é feita de histórias de pessoas. Viva Porto Alegre, a cidade de nossa vida, que nasceu com 60 casais de açorianos e acolheu diversas etnias”. Ele afirmou, ainda: “Servi a essa Câmara por 12 anos, e posso atestar que esta Casa nunca faltou à cidade”.

Representando as mulheres presidentes, a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Porto Alegre, Margarete Moraes, defendeu que haja paridade entre homens e mulheres nos espaços políticos. “Precisamos de mais mulheres”, afirmou. Ela destacou ainda que “estamos em um momento de nosso país em que precisamos pensar sem ódio, sem violência, e em um futuro fraterno para todos nós”.

Além de Melo e Margarete Moraes, também foram homenageados os ex-presidentes Valdir Fraga, Luiz Braz, José Fortunati, Dr. Goulart, Maria Celeste, Nelcir Tessaro, Sofia Cavedon, Dr. Thiago, Professor Garcia, Cassio Trogildo, Valter Nagelstein, Reginaldo Pujol, e os ex-presidentes do Legislativo que atualmente ocupam a função de vereador: Airto Ferronato, Mauro Pinheiro, Monica Leal e Idenir Cecchim. Mauro Zacher, que faleceu em 2022, foi representado pela esposa Anete Zacher. O ex-presidente Elói Guimarães foi representado por seu filho, Paulo Guimarães.

Texto

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)