Câmara homenageia médicos e Amrigs
Em solenidade realizada no nesta terça-feira (31/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem ao Dia do Médico e aos 55 anos de fundação da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). A sessão solene proposta pela Mesa Diretora foi realizada no Plenário Otávio Rocha. A Amrigs foi fundada em 27 de outubro de 1951, a partir da idealização dos médicos Bruno Marsiaj, presidente da Sociedade de Cirurgia, e Paulo Tibiriçá, presidente da Sociedade de Medicina. A origem da sigla Amrigs é de autoria do então doutorando em Medicina e jornalista do antigo Diário de Notícias, Oswaldo Wolf Dick, que, à época, publicava notícias do movimento dos médicos naquele jornal.
Em seu pronunciamento, o presidente da Casa, vereador Dr. Goulart (PDT), fez uma homenagem póstuma ao médico Gabriel Coutinho que atuava em Guaíba (RS). Goulart salientou que a partir de agora, mais do que nunca a classe médica precisa estar representada nos parlamentos. Ele criticou o grande nível de mortalidade infantil do país e a caricatura na qual se transformou o Sistema Único de Saúde (SUS).
Adeli Sell (PT) observou que as pessoas só se lembram do médico quando estão doentes e alertou que os médicos recebem salários bem a abaixo do merecido. Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que a postura ética é fundamental para o exercício da Medicina. Nesses dias obtusos que estamos vivendo, há um herói anônimo, em cada grota, em cada clínica, em cada UTI. E esse herói é o médico. Ervino Besson enfatizou que a população tem de ter o maior carinho pelo profissional médico e ressaltou que a maioria das reivindicações que recebe no gabinete são pedidos de socorro em busca de atendimento médico. Raul Fraga (PMDB) salientou a importância do reconhecimento do Legislativo ao profissional da área de saúde e se mostrou orgulhoso por ter sido um dos proponentes da homenagem.
O presidente da Amrigs, Newton Barros, agradeceu a homenagem, destacando que sem o trabalho e a cooperação de todos, a entidade não teria alcançado o estágio atual. Barros enumerou uma série de atividades que a Amrigs desenvolve em benefício do corpo médico, desde a luta contra a criação de novas faculdades de Medicina no país até o Selo Amrigs, que é uma certificação de qualidade dos serviços médicos.
Adroaldo Bueno (Reg. Prof. 7342)