Câmara homenageia o Dia do Exército
Instituição comemora aniversário no dia 19 de abril, data da primeira Batalha de Guararapes
General Júlio Cear Baltiei agradeceu homenagem e lembrou Batalha de Guararapes Vereadora Mônica Leal (PP) foi a proponente da homenagem
A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (3/5), para prestar homenagem ao aniversário do Exército Brasileiro, comemorado no dia 19 de abril. Proponente da homenagem pelo Dia do Exército Brasileiro, Mônica Leal (PP) cumprimentou o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul, general Júlio Cesar Palú Baltiei, representante do Comando Militar do Sul. “Homenagear e divulgar o trabalho do Exército é uma questão de respeito e gratidão pelo que a instituição representa no nosso país. Cresci dentro da família verde oliva, que o meu pai, coronel Pedro Américo Leal, escolheu como sua”, salientou.
Mônica Leal ainda destacou a atuação do Exército durante a pandemia, intermediando ações do governo federal junto aos governos estadual e municipal, no apoio à logística para a montagem do hospital de campanha, transportes, suprimentos e parceria com as equipes da saúde na vacinação. “Essa valorização merecida aos homens e mulheres de formação militar, que aprendem a servir à pátria com ética e ordem, sem bater em retirada, porque missão dada é missão cumprida”, concluiu a vereadora.
O presidente da Câmara, vereador Márcio Bins Ely (PDT), relatou que, em 2020, terminou o período em que esteva mobilizado como 2º tenente de cavalaria e que foi presidente do Grêmio Andrade Neves no curso de Cavalaria. Disse que traz boas recordações do Exército Brasileiro, pela dedicação e empenho da instituição no apoio à vacinação na Capital, hospital de campanha da Restinga e outras missões. “Sou agradecido no que diz respeito à disciplina e hierarquia na minha formação”, salientou. Disse também que o Exército Brasileiro tem um papel fundamental na soberania nacional e agradeceu o esforço da Associação dos Oficiais R-2, dos ex-alunos do CPOR e a todos que tem colaborado com as Forças Armadas do país.
Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul, o general Julio Cesar Palú Baltieri agradeceu a homenagem do Legislativo municipal e ressaltou que o Exército festejou aniversário na mesma data em que se relembram os 373 anos da primeira Batalha dos Guararapes (1648), o dia 19 de abril. “É uma data muito importante que marcou o início do Exército. Nascia junto com uma nação, e ficamos muito tocados em saber a história dos vereadores que aqui falaram e que construíram suas vidas juntamente conosco.” Disse ainda estar convicto que essa homenagem é justa, pois o Exército Brasileiro faz um trabalho honroso e que já faz parte da história do povo brasileiro.
Durante a homenagem, os seguintes vereadores e vereadoras também se manifestaram em homenagem ao Exército Brasileiro:
CONTINÊNCIA - Comandante Nádia (DEM) disse que, como militar, sabe da importância do Exército Brasileiro que, desde 1648, faz a defesa da pátria, tem a garantia dos poderes constitucionais e tem feito mais do que isto, nas rodovias e na vacinação, ações importantes para o Brasil. “É uma honra poder homenagear o Exército Brasileiro, do soldado mais moderno ao general mais antigo, e, em memória ao saudoso general Miotto, a minha eterna continência e os meus parabéns.”
CONTEMPLADO - Moisés Barboza (PSDB) disse que se sentiu contemplado pelas homenagens ao Exército e que também teve a oportunidade de participar da formação militar no CPOR “num momento importante da minha juventude, quando morava sozinho em Porto Alegre”. O vereador acrescentou que teve a oportunidade de ser comandante no 18º Pelotão de Infantaria Motorizada e parabenizou a corporação pela passagem do Dia do Exército.
FORMAÇÃO - Mauro Pinheiro (PL) disse que o Exército tem um papel importante no cenário nacional, não só na defesa do país, mas também na formação de cidadãos. Falou que a corporação foi fundamental em dois momentos: em 1985, como aluno do CPOR; e em 1987, como oficial R-2 no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada. “Foi marcante na minha trajetória estas duas oportunidades e, em 2015, tive a oportunidade de conhecer o general Hamilton Mourão, na época como comandante militar do Sul, e que hoje é o vice-presidente do Brasil.
CARREIRA - Jessé Sangalli (Cidadania) disse que lembra sempre da data pela coincidência com o aniversário do seu pai. Que serviu ao Exército e seu maior arrependimento foi o de não ter prosseguido na carreira militar, prestando a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Que depois, já com mais idade, gostaria de retomar, mas que pelas regras da instituição isso não foi possível. Afirmou respeito ao Exército brasileiro e ao que representa para o país e destacou que deseja ver a ampliação da parceria com os governos na realização de importantes obras que beneficiam diretamente a população.
LEMA - Ramiro Rosário (PSDB) lembrou o lema “braço forte, mão amiga”, utilizado pelo Exército. Disse que vê o braço forte na disciplina, retidão e defesa das fronteiras; e a mão amiga em ações sociais e obras, como no apoio ao combate à pandemia, na construção de hospitais de campanha; atuando por ocasião de desastres, como enchentes e deslizamentos; em eventos como a prefeitura nos bairros, na gestão passada, quando disponibilizavam serviços de saúde e odontologia; na formação de jovens para a vida e mercado de trabalho e na realização de obras de infraestrutura para o país, como a construção de rodovias e ferrovias.
SOCIAL - Alexandre Bobadra (PSL) ressaltou a importância do dia 19 de abril, data que remete à Batalha de Guararapes. Lembrou do seu tempo de serviço ao Exército, tendo ingressado na antiga CMS, com baixa em 1989 quando ingressou no serviço público. Afirmou que o Exército não é uma instituição de governo, mas de Estado, e reconhece seu papel social pela oportunidade que dá aos jovens que nos três primeiros meses de formação transfere conteúdos e aprendizados que ficam para toda a vida. Ainda ressaltou que o Exército é um ambiente para boas amizades, citando como exemplo o fato de ter colegas de quartel em seu gabinete. Lembrou o projeto Soldado Cidadão, que visa a preparar para o mercado de trabalho aqueles que não permanecem na instituição.
TRADIÇÃO - Airto Ferronato (PSB) saudou a iniciativa da vereadora Mônica Leal (PP) e lembrou que essa é uma tradição que ela herdou do seu pai, o ex-vereador coronel Pedro Américo Leal. Destacou que o Exército é uma instituição pública reconhecida pela Nação brasileira pelo que ela representa para o país e ressaltou o papel que tem tido no apoio ao combate à pandemia, por meio das ações sociais que vem sendo desenvolvidas. Recordou ainda de seu pai e do orgulho com que se referia ao Exército. “Um homem que saiu da colônia para servir por três anos em tempo de guerra mundial.”