homenagem

Câmara homenageia o Dia do Exército

Instituição comemora aniversário no dia 19 de abril, data da primeira Batalha de Guararapes

  • Sessão ordinária remota. Homenagem ao Exército.
    General Júlio Cear Baltiei agradeceu homenagem e lembrou Batalha de Guararapes
  • Sessão ordinária remota.
    Vereadora Mônica Leal (PP) foi a proponente da homenagem

A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (3/5), para prestar homenagem ao aniversário do Exército Brasileiro, comemorado no dia 19 de abril. Proponente da homenagem pelo Dia do Exército Brasileiro, Mônica Leal (PP) cumprimentou o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul, general Júlio Cesar Palú Baltiei, representante do Comando Militar do Sul. “Homenagear e divulgar o trabalho do Exército é uma questão de respeito e gratidão pelo que a instituição representa no nosso país. Cresci dentro da família verde oliva, que o meu pai, coronel Pedro Américo Leal, escolheu como sua”, salientou.

Mônica Leal ainda destacou a atuação do Exército durante a pandemia, intermediando ações do governo federal junto aos governos estadual e municipal, no apoio à logística para a montagem do hospital de campanha, transportes, suprimentos e parceria com as equipes da saúde na vacinação. “Essa valorização merecida aos homens e mulheres de formação militar, que aprendem a servir à pátria com ética e ordem, sem bater em retirada, porque missão dada é missão cumprida”, concluiu a vereadora.

O presidente da Câmara, vereador Márcio Bins Ely (PDT), relatou que, em 2020, terminou o período em que esteva mobilizado como 2º tenente de cavalaria e que foi presidente do Grêmio Andrade Neves no curso de Cavalaria. Disse que traz boas recordações do Exército Brasileiro, pela dedicação e empenho da instituição no apoio à vacinação na Capital, hospital de campanha da Restinga e outras missões. “Sou agradecido no que diz respeito à disciplina e hierarquia na minha formação”, salientou. Disse também que o Exército Brasileiro tem um papel fundamental na soberania nacional e agradeceu o esforço da Associação dos Oficiais R-2, dos ex-alunos do CPOR e a todos que tem colaborado com as Forças Armadas do país.

Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul, o general Julio Cesar Palú Baltieri agradeceu a homenagem do Legislativo municipal e ressaltou que o Exército festejou aniversário na mesma data em que se relembram os 373 anos da primeira Batalha dos Guararapes (1648), o dia 19 de abril. “É uma data muito importante que marcou o início do Exército. Nascia junto com uma nação, e ficamos muito tocados em saber a história dos vereadores que aqui falaram e que construíram suas vidas juntamente conosco.” Disse ainda estar convicto que essa homenagem é justa, pois o Exército Brasileiro faz um trabalho honroso e que já faz parte da história do povo brasileiro.

Durante a homenagem, os seguintes vereadores e vereadoras também se manifestaram em homenagem ao Exército Brasileiro:

CONTINÊNCIA - Comandante Nádia (DEM) disse que, como militar, sabe da importância do Exército Brasileiro que, desde 1648, faz a defesa da pátria, tem a garantia dos poderes constitucionais e tem feito mais do que isto, nas rodovias e na vacinação, ações importantes para o Brasil. “É uma honra poder homenagear o Exército Brasileiro, do soldado mais moderno ao general mais antigo, e, em memória ao saudoso general Miotto, a minha eterna continência e os meus parabéns.”

CONTEMPLADO - Moisés Barboza (PSDB) disse que se sentiu contemplado pelas homenagens ao Exército e que também teve a oportunidade de participar da formação militar no CPOR “num momento importante da minha juventude, quando morava sozinho em Porto Alegre”. O vereador acrescentou que teve a oportunidade de ser comandante no 18º Pelotão de Infantaria Motorizada e parabenizou a corporação pela passagem do Dia do Exército.

FORMAÇÃO - Mauro Pinheiro (PL) disse que o Exército tem um papel importante no cenário nacional, não só na defesa do país, mas também na formação de cidadãos. Falou que a corporação foi fundamental em dois momentos: em 1985, como aluno do CPOR; e em 1987, como oficial R-2 no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada. “Foi marcante na minha trajetória estas duas oportunidades e, em 2015, tive a oportunidade de conhecer o general Hamilton Mourão, na época como comandante militar do Sul, e que hoje é o vice-presidente do Brasil.

CARREIRA - Jessé Sangalli (Cidadania) disse que lembra sempre da data pela coincidência com o aniversário do seu pai. Que serviu ao Exército e seu maior arrependimento foi o de não ter prosseguido na carreira militar, prestando a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Que depois, já com mais idade, gostaria de retomar, mas que pelas regras da instituição isso não foi possível. Afirmou respeito ao Exército brasileiro e ao que representa para o país e destacou que deseja ver a ampliação da parceria com os governos na realização de importantes obras que beneficiam diretamente a população.

LEMA - Ramiro Rosário (PSDB) lembrou o lema “braço forte, mão amiga”, utilizado pelo Exército. Disse que vê o braço forte na disciplina, retidão e defesa das fronteiras; e a mão amiga em ações sociais e obras, como no apoio ao combate à pandemia, na construção de hospitais de campanha; atuando por ocasião de desastres, como enchentes e deslizamentos; em eventos como a prefeitura nos bairros, na gestão passada, quando disponibilizavam serviços de saúde e odontologia; na formação de jovens para a vida e mercado de trabalho e na realização de obras de infraestrutura para o país, como a construção de rodovias e ferrovias.

SOCIAL - Alexandre Bobadra (PSL) ressaltou a importância do dia 19 de abril, data que remete à Batalha de Guararapes. Lembrou do seu tempo de serviço ao Exército, tendo ingressado na antiga CMS, com baixa em 1989 quando ingressou no serviço público. Afirmou que o Exército não é uma instituição de governo, mas de Estado, e reconhece seu papel social pela oportunidade que dá aos jovens que nos três primeiros meses de formação transfere conteúdos e aprendizados que ficam para toda a vida. Ainda ressaltou que o Exército é um ambiente para boas amizades, citando como exemplo o fato de ter colegas de quartel em seu gabinete. Lembrou o projeto Soldado Cidadão, que visa a preparar para o mercado de trabalho aqueles que não permanecem na instituição.

TRADIÇÃO - Airto Ferronato (PSB) saudou a iniciativa da vereadora Mônica Leal (PP) e lembrou que essa é uma tradição que ela herdou do seu pai, o ex-vereador coronel Pedro Américo Leal. Destacou que o Exército é uma instituição pública reconhecida pela Nação brasileira pelo que ela representa para o país e ressaltou o papel que tem tido no apoio ao combate à pandemia, por meio das ações sociais que vem sendo desenvolvidas. Recordou ainda de seu pai e do orgulho com que se referia ao Exército. “Um homem que saiu da colônia para servir por três anos em tempo de guerra mundial.”

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)
Priscila Bittencourte (reg. prof 14806)
Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:GuararapesExército