SESSÃO SOLENE

Câmara homenageia o Dia do Marinheiro

  • Homenagem ao Dia do Marinheiro, proposta vereadora Mônica Leal.
    A homenagem foi entregue ao comandante do 5° Distrito Naval, o vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, representando a Marinha do Brasil (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Homenagem ao Dia do Marinheiro, proposta vereadora Mônica Leal.
    Proposição foi da vereadora Mônica Leal (PP) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (07/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Marinheiro. A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e teve como proponente a vereadora Mônica Leal (PP). A homenagem foi entregue ao comandante do 5° Distrito Naval, o vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, representando a Marinha do Brasil. O presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier, presidiu a sessão.

Sossmeier falou da importância de celebrar o Dia Nacional do Marinheiro, a ser comemorado na próxima quarta-feira, 13 de dezembro – dia escolhido por ser a data do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, conhecido como almirante Tamandaré, considerado o patrono da Marinha brasileira, devido a sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai e por todo o seu serviço à Marinha nacional. “Como disse Tamandaré ‘a honra está acima da vida e de tudo que existe no mundo’, e é baseado nesta honra que a Marinha e esses verdadeiros heróis da nação atuam. Em nome dos 36 parlamentares desta Casa, parabenizo a proponente, vereadora Mônica Leal, e a todos os homens e mulheres que honradamente trabalham com compromisso ao Brasil na defesa da nação”, declarou o presidente.

Mônica apresentou um vídeo durante a homenagem, destacando a atuação da Força Naval brasileira, suas ações, qualificações e realizações. A vereadora reforçou também que o Dia do Marinheiro faz referência ao aniversário do almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha.  “Meu pai, o coronel Pedro Américo Leal, me ensinou a grandeza do trabalho árduo realizado, não só pelo Exército Brasileiro, mas por todas as instituições de segurança. Inclusive, e, especialmente, a Marinha do Brasil", afirmou.

A parlamentar salientou a atuação dos militares e disse que eles trabalham nas mais diversas operações, como o combate a incêndios em biomas brasileiros, assistência hospitalar aos povos ribeirinhos e indígenas, em ações cívico sociais, e ações de segurança pública, como o combate ao tráfico de armas e drogas. “Nós continuaremos sendo eternamente gratos e defensores da Marinha do Brasil”, concluiu a vereadora.

O vice-almirante agradeceu a homenagem, que segundo ele, permite refletir sobre a grandiosa história da Marinha e de seu patrono. “Ao celebrarmos o  nascimento do nosso patrono, riograndino e herói da pátria, o almirante de Tamandaré, suas palavras tão necessárias nos dias de hoje nos impelem para o desenvolvimento do nosso caráter e da nossa sociedade”, destacou.

O comandante também afirmou que a homenagem reforça a importância estratégica do Rio Grande do Sul para a Marinha. O que torna o Estado um pilar fundamental das operações navais e um berço de tradições e marinheiros. “A união da Câmara Municipal de Porto Alegre e a Marinha fortalece os laços que moldam a identidade naval brasileira”, frisou Fonseca. 

Histórico

O Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, faz referência ao dia do aniversário do almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, considerado o patrono da Marinha e herói da pátria. Marquês de Tamandaré dedicou toda a sua vida à Marinha e participou ativamente da formação do nosso país, destacando-se pela sua atuação na Guerra de Independência do Brasil na Bahia, nas águas da Baía de Todos os Santos. Tendo sido parte importante de uma geração de marinheiros, guerreiros e estadistas que lutaram na defesa de um país rico em recursos naturais, fortemente unido por uma cultura e idioma.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)