Plenário

Câmara homenageia o Dia dos Pacificadores da ONU

"Boinas azuis" foram celebrados por suas atuações em missões de paz pelo mundo.

  • Períodos de Comunicação em homenagem aos policiais militares o dia interncional dos pacificadores das Nações Unidas. Na foto, a vereadora Comandante Nádia.
    Comandante Nádia (PMDB) propôs a homenagem (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Períodos de Comunicação em homenagem aos policiais militares o dia interncional dos pacificadores das Nações Unidas. Na foto, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Andreis Silvio Dal'Lago.
    Andreis Dal’lago destacou participação BM em missões de paz (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na tarde desta segunda-feira (29/5), o transcurso do Dia Internacional dos Pacificadores das Nações Unidas, os “Peacekeepers”, conhecidos como "boinas azuis". Os profissionais foram celebrados por suas atuações nas atividades alusivas às missões de paz pelo mundo. A homenagem foi proposta pela vereadora Comandante Nádia (PMDB).

Ao agradecer a homenagem pelo trabalho realizado pelos oficiais “boinas azuis”, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’lago, destacou a participação dos militares da Brigada Militar em missões de paz. O coronel lembrou que umas das primeiras missões, em El Salvador, teve um grande número de capitães da reserva militar. De acordo com ele, o trabalho é uma força de paz, uma convocação para o bem-estar e organização social com ações comunitárias em locais de vulnerabilidade social, onde enfrentam muitos sacrifícios em territórios hostis e com presença de situações adversas. Para o coronel, os brigadianos do Rio Grande do Sul também promovem a paz social, mediando conflitos em locais de instabilidade social. Em suas considerações finais, agradeceu a cada um dos pacificadores da ONU que honraram o estado e a Brigada Militar ao cumprirem missões em outros países.

Também ressaltando a importância da Brigada Militar em missões da ONU, a vereadora Comandante Nádia (PMDB) elogiou homens e mulheres que serviram para manutenção da paz. “Mais de um milhão de homens e mulheres serviram à bandeira azul com orgulho e coragem”, disse. A vereadora disse também que a participação do Brasil nas missões de paz ocorreu através do Exército brasileiro e, posteriormente, com a inclusão das polícias militares. Neste sentido, segundo Nádia, o país carrega um histórico importante na participação na luta pela paz. Para a vereadora, os policiais militares vêm participando ativamente em missões oficiais, sendo selecionados com experiência profissional para compor o efetivo do Brasil na ONU. A Comandante Nádia ainda lembrou da atuação das autoridades policiais em diversos país, em diferentes missões, com o objetivo de assegurar a paz e a segurança em conflitos, pós-conflitos e outras situações de crise com o empenho de promover direitos humanos e civis.

Ao referenciar o trabalho dos pacificadores, Mônica Leal (PP) registrou sua admiração por estes profissionais que servem a pátria e seus compatriotas. Conforme Mônica, o trabalho é exercido com dedicação sem fim e que encontra desafios em missões de paz ao redor do mundo. Ainda de acordo com a vereadora, o trabalho é feito com o objetivo de servir ao próximo, levando esperança em lugares de conflito, promovendo a segurança e as mais diversas necessidades humanitárias.

Também estiveram presentes na homenagem o representante da Capitânia dos Portos de Porto Alegre, capitão de corveta Cláudio Luis Estrella Pereira, o presidente da Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão de Suez/RS, Alfredo Marcelino de Souza Filho, o presidente da Associação da Brigada Militar (ASFBM), coronel da reserva Marcelo Gomes Frota e o representante da Legião da Reserva Altiva da Brigada Militar, coronel Jerônimo Santos Braga. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)