Sessão Solene

Câmara homenageia os 20 anos da Fundação Thiago Gonzaga

Homenagem aos 20 anos de criação da Fundação Thiago Gonzaga. Na foto: Secretária Municipal da Educação, Cleci Jurach, vereador Airton Ferronato, presidente da fundação Thiago Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga e o professor Regis Gonzaga.
Bosco (c) propôs a homenagem ao casal Diza e Régis Gonzaga (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na tarde desta terça-feira (12/7), no Plenário Otávio Rocha, uma Sessão Solene em homenagem aos 20 anos de criação da Fundação Thiago Gonzaga. A Comenda Porto do Sol, homenagem conferida pela Câmara a indivíduos ou organizações que se destacam na área do conhecimento humano, foi proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT). 

Para o proponente da homenagem, a entidade Vida Urgente já salvou um número incalculável de vidas. "A vida é o nosso bem maior e a Fundação Thiago Gonzaga está salvando vidas há 20 anos. São 20 anos de um trabalho maravilhoso e extremamente importante para toda a sociedade. A Fundação Thiago Gonzaga é um exemplo de entidade e organização que trabalha para o bem do próximo, estando presente em tantos lugares. Precisamos conscientizar e prevenir para evitar tragédias que terminam não só com as vítimas, mas com famílias inteiras. Nestes anos de impecável esforço, muitas vidas e muitas famílias certamente receberam a mensagem e foram salvas, evitando tragédias", afirmou João Bosco Vaz.

Segundo o vereador, é necessário os pais dialogarem mais com seus filhos dentro de casa. "Os jovens querem ser ouvidos. Muitas vezes neste mundo corrido não conversamos com nossos filhos. Hoje em dia dificilmente as famílias se reúnem para almoçar ou conversar. Os jovens querem falar, opinar e serem ouvidos. Atualmente, os pais estão transferindo para os professores a educação dos filhos e isto está errado. São os pais que devem educar, dar os limites e os valores. Na escola se adquire conhecimento. A vida precisa ser vivida momento a momento e quero deixar aqui em nome dos demais vereadores, de todos os partidos que compõem esta Casa, que compareçam, abracem esta causa, conversem com as pessoas e com os demais órgãos."

A secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, parabenizou a entidade e destacou a importância do trabalho realizado. "A vida é um dom maior e esperamos que esta vida seja uma ponte para outra vida. O que podemos fazer de melhor nesta vida é o bem ao próximo", disse Cleci.

A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, contou como nasceu a entidade. "A Fundação Thiago Gonzaga nasceu quando perdi meu filho no asfalto. Quando isto aconteceu decidimos montar a fundação para que outros pais não passassem  mais pela experiência que passamos naquela noite. Foi então que larguei minha profissão de arquiteta para me dedicar à Fundação Thiago Gonzaga", relatou.

Segundo Diza, o Vida Urgente "é uma entidade que não nasceu de nenhuma campanha de marketing. É uma entidade que nasceu para salvar pessoas. Há 20 anos não existia Lei Seca e a polícia não tinha bafômetro, foi uma verdadeira aventura. Segundo Diza, o Vida Urgente é um programa e não uma campanha isolada. Há 20 anos voa uma borboleta de paz e conscientização nas escolas, nos parques, nas festas, nos bares, nas universidades, a borboleta da vida voa por estes e muitos outros lugares. O Vida Urgente é um programa permanente que atua há 20 anos educando as pessoas para atitudes conscientes. Vamos levar mais longe nossa mensagem, quem sabe destinando um valor das multas aplicadas no trânsito para a nossa entidade, salvando assim muitos Thiagos. O Vida Urgente tem atingido o coração de milhares de jovens", finalizou Diza.

A entidade 

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga após a perda de seu filho. Thiago havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada de 20 de maio de 1995. Ao voltar de uma festa, o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida de Porto Alegre. A partir do sofrimento da perda, os pais de Thiago decidiram que deveriam surgir ações de prevenção para que esses fatos não se repetissem. Assim nasceu a fundação e o Vida Urgente, que têm como missão preservar e valorizar a vida, desenvolvendo programas educativos, culturais e informativos direcionados a crianças, adolescentes, jovens e adultos com o intuito de desenvolver a humanização no trânsito.

Vida Urgente 

No dia 20 de maio de 1996, um ano após o acidente que levou Thiago, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga lançou o programa Vida Urgente. Mais de duas mil pessoas participaram do lançamento e aderiram espontaneamente à causa. Este evento serviu como fonte mobilizadora para o engajamento de voluntários, até hoje em uma linha de adesão crescente.

O Vida Urgente possui um conjunto de programas, projetos e ações que visam promover a preservação e valorização da vida, mobilizando a sociedade através de ações educativas e culturais para uma mudança de comportamento que resulte em um trânsito mais humano e seguro. Hoje a entidade encontra ressonância nas famílias, escolas, empresas, órgãos públicos, enfim; em toda a comunidade gaúcha, com reflexos operativos em outros estados brasileiros e, também, em outros países.

Texto: Jonathan Colla  (reg. prof. 18352)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)