Câmara homenageia os 77 anos do HPS

Em comemoração aos 77 anos de fundação do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, a Mesa Diretora da Câmara Municipal realizou homenagem no Período de Comunicações da sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (19/4). Representando a Mesa, o vereador Cláudio Janta (SD) afirmou que a instituição é referência em pronto-atendimento e vanguarda na cidade. Relembrou as várias vítimas da tragédia ocorrida na Boate Kiss, de Santa Maria (RS), que foram tratadas no HPS e frisou que a homenagem de hoje é para todos os médicos, enfermeiros e profissionais que atuam no local.
Airto Ferronato (PSB) também fez uma saudação especial a todos que estão na homenagem aos 77 anos do Hospital Pronto Socorro e elogiou o vereador Cláudio Janta pela proposição. “O HPS é uma referência no Estado. Quero me somar a todos pelas homenagens e vejo o HPS como uma instituição pública de altíssima qualidade, além da dedicação que tem em seu trabalho para salvar vidas”.
Ao falar sobre o aniversário do HPS, Roberto Robaina (PSOL) destacou que foi o proponente da Frente Parlamentar em Defesa da instituição ainda em 2019, quando havia uma ameaça do município em terceirizar o local. “Constituímos a Frente para defender os interesses dos trabalhadores, da cidade e também na luta contra a terceirização. É excelente o atendimento do Hospital, que necessita de investimento público, transparência na administração e incremento na qualidade do serviço. Tem um corpo de profissionais de altíssima qualidade.” Reivindicou, ainda, uma política, por parte do governo municipal, para acelerar a compra das vacinas e garantir prioridade para grupos como professores e rodoviários.
Em nome de sua bancada, Aldacir Oliboni (PT) também reforçou a importância do HPS para os porto-alegrenses e para os gaúchos. “O HPS, com seus 77 anos, tem como referência o bairro Bom Fim, mas na verdade é referência no atendimento de todo o Rio Grande do Sul, com mais de dez especialidades.” Ainda apontou que a instituição “também passa por descaso e desrespeito" quanto à necessidade de reposição de servidores. "Já são mais de 300 servidores que faltam em diversas áreas. O governo precisa se preocupar com o que é essencial.” O parlamentar lembrou, ainda, que hoje são comemorados o Dia de Santo Expedito e do Indígena.
Fernanda Barth (PRTB) destacou, em sua fala, o seu respeito ao HPS e a todos os profissionais da instituição de saúde. “Minha sogra trabalhou no HPS a vida inteira como técnica de enfermagem. Acompanhei de perto todas as dificuldades, especialmente, durante o período em que o Hospital foi reformado sem causar pausa nos atendimentos e sempre atendendo com excelência a todos. Tenho muito carinho e respeito e farei o possível sempre para auxiliar.” Quando à covid-19, lembrou que a instituição “não se furtou em fazer sua parte e promoveu a abertura de leitos na pandemia”.
Mauro Pinheiro (PL) também parabenizou o HPS pelos 77 anos. “Sabemos da importância do hospital não só para Porto Alegre, mas para todo o estado do Rio Grande do Sul, especialmente a Região Metropolitana”, afirmou. Prestando homenagem a todos os trabalhadores da instituição pelo “excelente trabalho”, o vereador lamentou a circulação, nas redes sociais, de vídeo assinado por alguns sindicatos “falando mal dos servidores da saúde privada” que prestam serviço de forma terceirizada no HPS. Para ele, a afirmação de que trabalhadores da iniciativa privada são incompetentes é absurda. “Isso é uma discriminação com os profissionais da saúde. Não podemos dizer que um médico só é bom se seguir na carreira pública”, afirmou.
Alexandre Bobadra (PSL) citou que foi estagiário no HPS durante o curso técnico em administração hospital, por volta dos anos 2000, e destacou a excelência da instituição. “Os profissionais da saúde não pararam um minuto em prol de proteger a vida dos brasileiros”, afirmou, referindo-se à atuação da categoria durante a pandemia. “Quero fazer uma homenagem a todos os trabalhadores da área da saúde, seja os que trabalham na iniciativa privada, seja os que trabalham no serviço público”, destacou.