Sessão Solene

Câmara homenageia os 90 anos da Assembleia de Deus na Capital

Vereador Elizandro Sabino entregou diploma ao pastor Ubiratan Job (c) Foto: Ederson Nunes
Vereador Elizandro Sabino entregou diploma ao pastor Ubiratan Job (c) Foto: Ederson Nunes
No templo da Rua General Neto, 384, Bairro Floresta, tomado de fiéis, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene na noite de sexta-feira (17/10) para homenagear os 90 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Porto Alegre. A solenidade, proposta pelo vereador Elizandro Sabino (PTB), foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), e abriu a semana de festividades de reinauguração do novo templo.

Um vídeo narrando a história da Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul foi exibido antes da sessão, mostrando depoimentos dos líderes pentecostais sobre o trabalho social e de evangelização realizado no território gaúcho. Nele o presidente das Igrejas no Estado, Ubiratan Batista Job, destacou a importância desse trabalho. Revelou que a igreja reúne quase meio milhão de fiéis “empenhados em fazer o bem e ajudar as pessoas”. 

História

Elizandro Sabino fez um relato histórico da Assembleia de Deus no Mundo, no Brasil e no Estado. Lembrou que a Igreja foi fundada há 103 anos no país, no dia 19 de novembro de 1910, pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém do Pará, vindos dos Estados Unidos.

No Rio Grande do Sul, destacou Sabino, a Igreja teve a sua trajetória iniciada em 3 de fevereiro de 1924, quando os também missionários suecos Gustavo e Elisabete Nordlund e sua família iniciaram o trabalho de evangelização em Porto Alegre, em uma casa situada na Rua Maryland, esquina com a Rua Eudoro Berlink, Bairro Mont’Serrat. Na noite de 15 de abril de 1924, foi realizado o primeiro culto na casa, assistido por apenas uma pessoa - um homem de 70 anos chamado José Corrêa da Rosa. “Ele havia chegado ao local para abrigar-se de um forte temporal e acabou se convertendo à religião, sendo batizado em águas por imersão, tornando-se o primeiro membro da futura Igreja Assembleia de Deus em Porto Alegre”, recordou o vereador. 

Trabalho

O pastor Ubiratan Batista Job rendeu as homenagens aos pioneiros, que vieram de um país diferente e enfrentaram as dificuldades de adaptação, especialmente no norte e nordeste brasileiros. “Mesmo não compreendidos, perseguidos, maltratados, souberam honrar a fé pentecostal, se superando para que essa semente, no tempo certo, acabasse por germinar”, disse.
De acordo com o pastor, “as obras sociais representam a materialização da fé para ajudar aqueles que vivem em áreas menos assistidas, em bolsões espalhados por todo o país”. Ubiratan destacou o trabalho de dezenas de centros de tratamento e recuperação de dependentes químicos espalhados pelo Estado. “A droga não destrói apenas o dependente, o viciado; destrói famílias inteiras, e é neste sentido que trabalhamos para ajudar”, concluiu. 

Hoje

Conforme dados registrados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de evangélicos no Brasil havia crescido 61,45% nos últimos dez anos, totalizando mais de 42 milhões de fiéis (42.275.440), sendo 12 milhões (12.314.410) da Igreja Assembleia de Deus. No Rio Grande do Sul, o número de evangélicos da Assembleia de Deus, em 2010, totalizava 408.894 fiéis, sendo destes 38.647 residentes em Porto Alegre. Presidida pelo Pastor Ubiratan Batista Job desde o dia 7 de julho 2003, a Igreja Assembleia de Deus, atualmente, possui 40 Distritos e cerca de 280 congregações no Rio Grande do Sul.

Participaram da sessão os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), João Carlos Nedel (PP) e Roni Casa da Sopa (PTB), além do prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o governador Tarso Genro.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)