Sessão Solene

Câmara homenageia trabalho social realizado pela Tinga

Tinga também mostrou seu samba Foto: Maria Helena Sponchiado
Tinga também mostrou seu samba Foto: Maria Helena Sponchiado

As escolas de samba não tratam apenas de Carnaval, mas trabalham com projetos sociais na comunidade. A definição foi dada por Robson Dias, presidente da Sociedade Recreativa e Beneficente Estado Maior da Restinga e morador há 36 anos no Bairro Restinga, onde está localizada a entidade. A Tinga, como é mais conhecida entre os porto-alegrenses, recebeu da Câmara Municipal, na sexta-feira (17/9) à noite, a Comenda Porto do Sol pelos serviços prestados à cidade. Proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), a homenagem foi realizada durante sessão solene presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), um dos fundadores da entidade. Na oportunidade, integrantes da Tinga sambaram em frente ao plenário Otávio Rocha, onde foi realizada a solenidade. Robson Dias estava acompanhado do vice-presidente, Edison Antunes de Moura, além de vários integrantes da Estado Maior da Restinga.

Ao agradecer a homenagem à entidade, Dias atribuiu o recebimento da Comenda ao reconhecimento, entre os legisladores, do trabalho comunitário desenvolvido pelas escolas de samba. "O preconceito em relação às escolas é coisa do passado." Lamentou, no entanto, que poucos projetos sociais desenvolvidos pelas entidades carnavalescas recebam apoio. "Nossa maior dificuldade é conseguir que nossos projetos sejam encaminhados pelo Poder Público."

Lembrando que o Bairro Restinga tem um dos maiores índices de criminalidade de Porto Alegre, o presidente da entidade destacou o trabalho social da Tinga entre a sua comunidade, no Bairro Restinga. "O Carnaval é nossa atividade-fim. As escolas de samba são centros de cultura e lazer, mas a nossa maior vitória e o que mais nos dá orgulho é o trabalho que fazemos na recuperação e reinserção de pessoas na sociedade, com geração de emprego e renda", afirmou Dias. "Os equipamentos da Tinga estão à disposição dos porto-alegrenses na luta contra a drogadição."

Trabalho social

Ressaltando o papel de fundamental importância que a entidade exerce no desenvolvimento cultural, social e econômico do Bairro Restinga, o proponente da homenagem, vereador Engenheiro Comassetto (PT), lembrou o famoso lema “Tinga teu povo te ama!”, com que a escola de samba abre seus desfiles no Carnaval de Porto Alegre. "Quando este lema é bradado em épocas de carnaval, não só embala e anima carnavalescos e simpatizantes, como serve para estimular os moradores da Restinga a assumir uma postura de amor ao bairro e de não ter vergonha de morar na Restinga."

De acordo com o vereador, além do elo afetivo que a Tinga construiu com a comunidade, há uma semelhança entre o estabelecimento da escola de samba na Restinga e a própria saga do bairro. Segundo ele, a Tinga foi, gradativamente, vencendo o preconceito que havia em relação à escola e ao própio bairro. "Pouco a pouco, o panorama foi mudando. A Estado Maior da Restinga foi crescendo e fazendo um carnaval de qualidade e inovação, sendo uma das maiores escolas de samba de Porto Alegre. Não se tratava mais de uma vila onde os moradores eram pobres, sem cultura e, por muitas vezes, considerados marginais, mas um bairro onde se produzia carnaval, cultura."

História

A Sociedade Recreativa e Beneficente Estado Maior da Restinga foi fundada em 20 de março de 1977. Suas cores são o verde, o vermelho e o branco e seu símbolo é um cisne branco. Desfilou pela primeira vez em 1979 e conquistou seu primeiro título em 1982. Sua quadra se localiza no bairro Restinga. Seus fundadores foram: Setembrino Bond, Máximo Iracet Alfonso, Mozart Carvalho, Reginaldo Pujol, José Silva, Julio Cezar, Osvaldo Santos, Adão Guedes, José Bitencourt, Evaristo Barbat Mutt, Maria Silva, Helio Garcia (Helinho), Luis Carlos Püftz (Sabadá), Geraldo Neves, Claudio Machado e João Pedro. Atualmente, a Escola de Samba é composta por aproximadamente 2,5 mil componentes, distribuídos em cem baianas, 20 alas e cinco alegorias.

Por estar localizada no extremo-sul da capital, na estrada João Antônio Silveira, a escola preserva suas raízes, tendo como boa parte de seus desfilantes moradores da Restinga Velha, Restinga Nova e Vila Nova. A Tinga, como é carinhosamente

conhecida, é uma das escolas mais queridas, no carnaval de Porto Alegre, por sempre fazer grandes desfiles. Desde seu primeiro ano no Grupo Especial, sempre disputou as primeiras posições do carnaval porto-alegrense. A Escola de Samba da Tinga foi campeã do Grupo Especial em 1999, 2005 e 2006. Também foi campeã do Grupo 1A nos anos de 1991, 1992, 1994 e 2004. Em 1982, foi campeã do Grupo II e, em 1987, do Grupo I.

A entidade se propõe a ser um espaço de inclusão e aprendizado, produção e preservação da cultura popular, bem como busca ser referência social, esportiva e cultural para a comunidade do bairro. A Tinga também tem se tornado um espaço de formação e atendimento para crianças e adolescentes, trabalhando o desenvolvimento integral do cidadão e de jovens. Seus departamentos contemplam atividades socioeducativas, esportivas e sociais, incentivando a geração de trabalho, renda e oportunidades a todos os moradores da comunidade.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)