Presidência

Câmara inicia debate sobre os resíduos da construção civil

Vereadores e representantes da Smam, DMLU e Smov reunidos com os empresários Foto: Desirée Ferreira
Vereadores e representantes da Smam, DMLU e Smov reunidos com os empresários Foto: Desirée Ferreira

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), juntamente com os vereadores Bernardino Vendruscolo (PSD) e Valter Nagelstein (PMDB), recebeu nesta quarta-feira (3/7) integrantes da Associação dos Transportadores de Caçamba Estacionárias (ATCE). No encontro foi tratada a necessidade de uma regulamentação clara e a desburocratização para o licenciamento da atividade e a proposta de criação de um espaço de triagem e reciclagem dos resíduos resultantes, especialmente da construção civil, responsáveis pelo maior percentual de coleta.

Os associados da ATCE ainda trouxeram como demanda a necessidade de intensificação da fiscalização das empresas que atuam irregularmente no mercado. Segundo eles, muitas atuam sem licenciamento, depositam resíduos em locais impróprios como a orla do Guaíba, praças e parques, e ruas em diversos bairros, ao contrário das que exercem a atividade dentro da lei e realizam todos os procedimentos exigidos para o transporte e descarte em áreas licenciadas.

A proposta de criação de uma central de reciclagem inspirada no que já existem em cidades como Brasília foi debatida na reunião. Por sugestão do presidente, vereador Dr. Thiago, um novo encontro ficou marcado para o próximo dia 18 de julho, às 14 horas. Nesta data será conhecida a proposta apresentada pela empresa Química Limpa, que no dia 9 fara a exposição para os técnicos do DMLU e da Smam do seu modelo de tecnologia e que seria capaz de instalar em Porto Alegre um processo de reciclagem completo, da coleta, triagem, transformação dos resíduos em matéria prima e descarte correto do que não for aproveitável.

Participaram do encontro, além dos empresários, o secretário municipal do Meio Ambiente (Smam), Claudio Dilda, o diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Vercidino Albarello, o engenheiro Dante Michele, representando o secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, e o representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).

Texto: Milton Gerson (reg.prof.6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)