Plenário

Câmara lembra centenário de Ruben Berta

Ruben Berta: Vereador Dib cumprimenta filhas do homenageado  Foto: Elson Sempé Pedroso
Ruben Berta: Vereador Dib cumprimenta filhas do homenageado Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre destacou nesta segunda-feira (5/11) o aniversário de 100 anos de nascimento de Ruben Berta, primeiro funcionário da Varig e criador da fundação dos funcionários que leva seu nome. Berta nasceu em 5 de novembro de 1907, na Capital, e morreu em 14 de dezembro de 1966.

João Dib (PP), proponente da homenagem, observou que Berta se destacou por seu trabalho, pela empresa que dirigiu e por sua dedicação integral à aviação civil. "Fez de tudo na Varig, desde despachar cartas até carregar cargas no aeroporto."

Dib lembrou que Ruben Berta assumiu o comando da Varig em 1941 e, com arrojo e coragem levou o nome do Brasil além de suas fronteiras. "Em 1955, voou com a empresa para os EUA, fincando a bandeira brasileira em Nova Iorque e fazendo a Varig se tornar uma empresa internacional de prestígio".

Antes disso, como ressaltou Dib, em 1945, propôs aos acionistas aprovar um aumento de capital pelo qual os trabalhadores assumiram o controle acionário da empresa. "Se Berta estivesse vivo hoje, a Varig estaria forte e não teríamos o apagão aéreo."

Haroldo de Souza (PMDB) disse que Ruben Berta foi um grande empresário brasileiro que levou a estrela brasileira de norte a sul e de leste a oeste no mundo. "Quem não lembra da mensagem de final de ano da Varig? Papai Noel voando a jato, trazendo um Natal de felicidade e um ano novo de prosperidade."

O diretor executivo da Fundação Ruben Berta (FRB), João Manuel Correia de Assunção, observou que o "velho", como o empresário era carinhosamente chamado pelo funcionários, morreu prematuramente aos 56 anos, "depois de dedicar a vida inteira a criar sua família, sua empresa e sua fundação."

Para Assunção, se há uma palavra para definir a vida de Berta, esta palavra é dignidade. "Sua obra permitiu que milhares de funcionários e seus dependentes fossem tratados dignamente. Milhões de reais foram canalizados para melhorar a vida destas pessoas."

Assunção acrescentou que cabe ao povo brasileiro e aos gaúchos em especial a responsabilidade de preservar a figura de um cidadão que tão bem representou o Brasil no exterior. "A responsabilidade social é o valor mais elevado que Berta nos deixou."

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)