Comunicações

Câmara lembra os 504 anos da Reforma Protestante

  • Período de Comunicações em homenagem aos 504 anos da Reforma Protestante.
    Ramiro e Müller (centro da foto) na homenagem da Câmara nesta segunda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 504 anos da Reforma Protestante.
    Reverendo Joel Müller representou a Igreja Luterana no ato de hoje (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre lembrou, durante o período de Comunicações desta segunda-feira (25/10), o transcurso dos 504 anos da Reforma Protestante, movimento religioso ocorrido na Europa, a partir de 1517, comandado por Martinho Lutero. A proposição foi do vereador Ramiro Rosário (PSDB) e a sessão contou com a presença de representantes da Igreja Luterana do Brasil.

O vereador destacou a importância da reforma, não apenas no aspecto religioso, mas no âmbito secular, pela mudança estrutural que realizou na sociedade, como a alfabetização, a partir da tradução da bíblia, educação universal e a separação entre Estado e Igreja.

“Aquelas marteladas que ecoaram em 1517, e a população certamente ouvia enquanto o monge agostiniano Martinho Lutero pregava suas 95 teses à porta da igreja, aquela população não imaginava que estava assistindo a história ser reescrita. Um novo rumo para o ocidente, um novo rumo para a humanidade”, definiu.

O Vice-presidente da Igreja Luterana do Brasil, reverendo Joel Müller, destacou que Lutero lançou as bases da pedagogia moderna quando falou do ensino gratuito para todos e a divisão por faixas etárias. “Lutero sistematizou uma nova forma de entender a educação e de pensar a escola e a sua relação com a vida e a sociedade. Na formação de crianças e jovens, os métodos de ensino e o perfil do professor e a constituição da própria teoria pedagógica”, explicou.

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)