INSTITUCIONAL

Câmara Municipal instala purificadores de água

Câmara instala purificador de água
Câmara instala purificador de água (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou duas máquinas de purificação de água no Palácio Aloísio Filho. Os novos equipamentos da empresa gaúcha Purificatta representarão uma redução de 60% nos custos com a compra de águas minerais em galões para o consumo de servidores e visitantes.

Os bebedouros fazem parte de um conjunto de novas medidas adotadas pelo legislativo que diminuirão o descarte de plástico na natureza. Com eles, mais de 4500 bombonas de água deixarão de ser geradas. Além disso, ainda neste ano, a Câmara adotará o uso de copos biodegradáveis, fazendo com que 12 mil embalagens plásticas deixem de ser descartadas no meio ambiente todo mês.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Sossmeier (PTB), 2023 deve ser um ano marcado pela busca pela sustentabilidade. "Sustentabilidade e economicidade tem de ser termos presentes no nosso dia, sobretudo quando se trata de órgãos públicos. Queremos garantir, através de ações práticas e cotidianas, que se faça bom uso dos recursos, bem como se conscientize servidores, parlamentares e os visitantes da Casa", destaca Sossmeier.

Tecnologia em prol da sustentabilidade: A tecnologia utilizada nos bebedouros implantados no legislativo purifica a água em seis estágios: um filtro de sedimentos para retirar partículas grossas do líquido; um filtro de carvão ativado que remove cloro, odor e sabor; outro filtro de sedimento para impedir a passagem de partículas menores; uma membrana de osmose reversa que retira impurezas como sódio e metais; um segundo filtro de carvão ativado; e uma lâmpada ultravioleta que possibilita a esterilização de bactérias.

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)