Institucional

Câmara Municipal realiza sessões ordinárias virtuais a partir desta segunda

Reunião on-line entre vereadores busca informações e soluções para próximos passos no enfrentamento ao COVID-19
Vereadores e vereadoras, desde meados de março, tem feito reuniões de modo virtual (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Por consenso entre os vereadores líderes de bancadas e integrantes da Mesa Diretora, em reunião do Comitê de Crise, formado na Câmara Municipal de Porto Alegre a partir da questão do coronavírus (Covid-19), ficou definido o retorno, a partir da próxima segunda-feira (6/4), das sessões ordinárias do Legislativo da capital. Contudo, ainda em decorrência das necessidades de distanciamento social e de quarentena provocadas pela pandemia, sua realização será virtual. A própria decisão sobre este retorno de atividades parlamentares foi feita a partir de discussões on-line realizadas entre os vereadores na quinta-feira (2/4) e na tarde desta sexta-feira (3/4). 

As sessões virtuais, como igualmente acordado, serão simplificadas, com início marcado para as 15 horas, e constarão de manifestações de líderes de bancadas e de pronunciamentos em comunicações. Outra definição é a de que, sempre que houver necessidade de alguma votação, também será utilizado o sistema on-line, com anúncio do processo em questão e abertura de tempo determinado para que vereadores e vereadoras manifestem seus votos. Esse sistema de votação já foi inclusive utilizado pelos vereadores na aprovação de projeto de lei do Executivo que autorizou a contratação emergencial de servidores para a área da saúde.

O Comitê de Crise da Câmara Municipal de Porto Alegre foi formado no dia 16 de março, quando se definiu conjuntamente pela Mesa Diretora e lideranças de bancadas a suspensão das reuniões presenciais de plenário e de comissões. Inicialmente a decisão teria vigor até o final daquele mês. Posteriormente, com o agravamento da situação, o Comitê decidiu pelo prolongamento dessa suspensão até o dia 15 de abril. Porém, apesar de não estarem sendo promovidas atividades presenciais, servidores do Legislativo ligados à atividades essenciais, bem como vereadores e vereadoras, continuam com seus trabalhos de modo virtual.

Todas as reuniões virtuais dos vereadores podem ser acompanhadas pela população pelo Canal 16 da Net ou Canal Digital 61.3.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)