Câmara participa de assinatura de cooperação para a Orla do Guaíba
Valter Nagelstein destacou a importância de revitalizar a orla (Foto: Leonardo Contursi/CMPA) A solenidade foi realizada no Paço Municipal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PMDB), e o vereador João Carlos Nedel (PP) participaram na tarde desta terça-feira (24/4), da assinatura do acordo de cooperação técnica internacional, entre a Prefeitura e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops). O objetivo é desenvolver um modelo de gestão para a Orla do Guaíba, nos trechos identificados como 1, 2 e 3, que vão da Usina do Gasômetro ao Parque Gigante. A iniciativa também visa à construção de um projeto para viabilizar, por meio da iniciativa privada, as obras ainda não iniciadas dos trechos 2 e 3, entre o Anfiteatro Pôr-do-Sol e o Parque Gigante. A cooperação tem duração prevista de 15 meses.
Em evento no Salão Nobre do Paço Municipal, Nagelstein destacou a importância da parceria para a cidade. Citando a revitalização da orla da cidade argentina de Rosário, cuja população voltou a se reaproximar do Rio Paraná, disse que Porto Alegre precisa percorrer caminho parecido para recuperar sua orla. “O Guaíba é um patrimônio inestimável que a natureza nos deu. A conclusão do trecho 1 da orla é um projeto há muito tempo esperado, mas e o dia seguinte à inauguração? Precisamos pensar sim em como manter, em função do vandalismo dos espaços públicos. Este é um momento de quebra de paradigma, que espero que avance rapidamente, e a Câmara está à disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou.
Também participaram da solenidade o prefeito Nelson Marchezan Júnior; o vice-prefeito Gustavo Paim; a chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Eliana da Costa e Silva Puglia; a diretora-geral do Unops no Brasil, Claudia Valenzuela; secretários municipais e outras autoridades.
Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)