Plenário

Câmara presta homenagem à ex-vereadora Terezinha Irigaray

Homenagem a senhora Teresinha Irigaray, ex-vereadora do município
Terezinha foi vereadora em Porto Alegre nos anos 1980 (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na tarde desta quarta-feira (19/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou uma homenagem à ex-vereadora e ex-deputada estadual, Terezinha Irigaray. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora, que foi representada pelo vereador João Bosco Vaz (PDT).

Bosco destacou a trajetória da ex-vereadora, dando destaque à primeira eleição que ela disputou. “Hoje ainda nós brigamos e falamos que as mulheres precisam estar aonde elas quiserem, e também na política. E a doutora, com a sua coragem, com a sua determinação, com a sua qualidade pessoal e profissional, abriu as portas para que as mulheres também iniciassem na prática política”.

Terezinha Irigaray agradeceu a homenagem. “Tem horas que faltam palavras ou elas não conseguem traduzir o sentimento que a pessoa está passando. É um momento meu nessa exata hora. Tem algo que realmente as palavras não dizem e não traduzem as emoções”, disse.

A ex-vereadora lembrou de seu mandato como deputada estadual e ressaltou a importância de uma mulher tomar posse em um cargo na Assembleia, que, de acordo com ela, foi um dos mais importantes do Brasil. Ela também destacou a sua trágica saída do cargo. "Infelizmente, a vida reservou para mim e para meus familiares um momento muito difícil. O ato institucional nº 5 (AI-5) me tirou da situação de deputada e me botou na rua da amargura junto com todos os cassados da época”. Dez anos depois, Terezinha se candidatou a vereadora de Porto Alegre e exerceu o mandato no período de 1983 a 1988.

Trajetória

Terezinha Irigaray nasceu em São Gabriel/RS. Foi professora, advogada e a segunda mulher a tornar-se deputada estadual, sendo a mais votada em 1966, recebendo 51.562 votos, pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1969, por conta da ditadura militar, teve seu mandato e direitos políticos cassados pelo Ato Institucional nº 5.

No ano de 1979 recuperou seus direitos políticos, pela Lei da Anistia. Foi eleita vereadora para a IXª Legislatura, período de 1983 a 1988, com 6.308 votos pelo PDT. No Legislativo, integrou a Comissão de Justiça e Redação de 1983 a 1985. Ainda, foi eleita 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara e titular da Comissão Representativa de 1985 a 1986. Em 1985, afastou-se da vereança para assumir a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, retornando ao cargo em 7 de maio de 1986. Foi eleita 1ª vice-presidente da Mesa Diretora para o ano de 1988 e participou da Comissão de Finanças e Orçamento de 1987 a 1988.

Ainda ocupou o cargo de secretária Municipal de Educação em Sapucaia do Sul e foi conselheira do Tribunal de Contas (TCE/RS) até 2005. No TCE, exerceu a função de 2ª vice-presidente, vice-corregedora, presidente do Conselho da Qualidade e presidente do Conselho do Memorial.

Texto

Josué Garcia (estagiário de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)