Presidência

Câmara prestigia ordem de início para a recuperação da Ponte de Pedra

Trogildo destacou que a Ponte de Pedra é um patrimônio histórico da cidade Foto: Josiele Silva/CMPA
Trogildo destacou que a Ponte de Pedra é um patrimônio histórico da cidade Foto: Josiele Silva/CMPA (Foto: Josiele Silva/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadorCassio Trogildo (PTB), participou, na manhã desta terça-feira (19/1), do ato deassinatura da ordem de início das obras de restauro da Ponte de Pedra e doMonumento dos Açorianos, localizados no bairro Centro Histórico. “Seria maisfácil construir uma nova ponte, mas essa é uma obra complexa, que restaura umpatrimônio histórico e a devolverá em breve à população”, disse Trogildo, ao saudara iniciativa do Executivo, na presença do prefeito José Fortunati, secretários,vereadores, servidores e populares.

Além da restauração, um projeto de revitalização de todo o Largo está em curso, com a previsão de que já em fevereiro próximo seja licitado. A informação foi transmitida pelo prefeito, que destacou o longo e minucioso trabalho do Patrimônio Histórico e das equipes técnicas, em consequência de danos estruturais revelados durante o processo de limpeza do lago. "Iremos devolver este sítio histórico para a cidade com melhorias, em um projeto arquitetônico que prioriza a ocupação dos espaços públicos e a valorização da nossa história", disse Fortunati.

Saiba mais

Construída em 1848, onde no passado corria o ArroioDilúvio, a ponte apresenta uma série de problemas causados, principalmente, porinfiltrações de águas pluviais e pelo elevado nível do lago, que deixava partedos pilares submersos, provocando danos na alvenaria. Uma segunda etapa deobras prevê a urbanização do entorno, com reestruturação dos espelhos d’água,com instalação de ambientes de estar e novo projeto luminotécnico.

O Monumento aos Açorianos, localizado na Avenida Loureiro daSilva, foi inaugurado em 1974 e homenageia os 60 casais açorianos que deraminício ao povoamento de Porto Alegre. Devido à ação do tempo, vandalismo ecorrosão por urina de animais e humana, suas bases estão bastante danificadas,pondo em risco a estabilidade da obra. A obra contará também com um novo“cachorródromo”, permitindo que os frequentadores do parque e moradores davizinhança levem seus cães para passeio em local apropriado.


Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)