ESCOLA DO LEGISLATIVO

Câmara promove palestra sobre cuidados da sexualidade na adolescência

Palestra - Adolescência e Sexualidade: prevenção de IST (infecção socialmente transmissível) e contracepção.
Palestra - Adolescência e Sexualidade: prevenção de IST (infecção socialmente transmissível) e contracepção. (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nesta quarta-feira, 19, a Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com o Programa de Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma palestra ministrada pela Dra. Rosa Harzheim, médica do ambulatório do legislativo, para falar sobre prevenções contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e métodos contraceptivos.

Harzheim iniciou a palestra com uma introdução ao tema e definindo as características que simbolizam a transição entre a infância, a adolescência e a idade adulta. A médica esclareceu questões relativas a consentimento, como a importância de ambas as partes estarem dispostas ao ato sexual. Destacou a importância da atenção a indícios de abuso, como os locais do corpo que devem ser tocados apenas por pessoas confiáveis. Sinalizou ainda que ninguém deve levar sua mão às partes íntimas de outra pessoa sem autorização.

Para a doutora, é importante falar sobre sexualidade na adolescência por ser o grupo que mais tem dificuldade de conversar sobre o tema, apesar de terem muita curiosidade. Para exemplificar essa relevância, ela traz o dado de 20% das adolescentes engravidarem, ou 1 a cada 5, bem como a baixa procura pela vacina contra o HPV. Harzheim questiona o tabu de que falar sobre o assunto incentivaria o jovem a se tornar sexualmente ativo. “Quanto mais a gente fala, mais a gente conhece, se informa, e pode se proteger", finalizou.

 

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)