INSTITUCIONAL

Câmara realiza evento para marcar um ano da enchente

  • Solenidade de descerramento da Placa do Marco da Enchente, Homenagem aos Servidores e Exposição Fotográfica referente à enchente 2024.
    Ato homenageou servidores que atuaram na recuperação do prédio e na retomada dos trabalhos presenciais (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
  • Solenidade de descerramento da Placa do Marco da Enchente, Homenagem aos Servidores e Exposição Fotográfica referente à enchente 2024.
    Vereadora Comandante Nádia descerra placa indicando nível que a água atingiu no prédio (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na manhã desta quarta-feira (14/5) um evento para marcar a passagem de um ano da enchente de maio de 2024. O ato ocorreu no saguão do andar térreo do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo, que foi atingido pela inundação.

A presidente da Câmara, vereadora Comandante Nádia (PL), afirmou que “não poderíamos deixar passar em branco esta data. 14 de maio foi o primeiro dia que os funcionários conseguiram acessar a Câmara”, após a diminuição do nível da enchente. Ela destacou que a água do rio deixou marcas no prédio do Legislativo e enfatizou a importância de relembrar o passado para manter a memória: “Não podemos esquecer o que aconteceu”. Nádia ressaltou ainda que a enchente mostrou os valores de união e resiliência dos gaúchos e que é preciso “reviver não apenas o impacto do momento, mas também a força de quem não desistiu”. 

No evento, foi feito o descerramento de placas indicando a altura que a água atingiu no interior do prédio. Comandante Nádia disse que as placas são um marco permanente, para ser visto pelas próximas gerações, de que “Porto Alegre, mais uma vez, renasceu das águas”. Também foi exibido um vídeo, no qual servidores narram a chegada e a subida gradual da água nas dependências da Câmara. O vídeo apresenta registros, filmados por celulares, do prédio tomado pela água.

O ato marcou a inauguração de uma exposição de fotografias mostrando os efeitos da inundação e a recuperação dos ambientes do prédio. A presidente da Câmara afirmou que as imagens são um testemunho de dor, superação e esperança, e um “registro sensível e impactante” da enchente. Ela informou, ainda, que documentos atingidos pela água estão sendo transportados no dia de hoje para São Paulo, onde serão restaurados.

A Câmara também realizou uma homenagem a servidores de diversas unidades administrativas da Casa e funcionários terceirizados que aturam na recuperação do prédio e na retomada dos trabalhos presenciais no local. Foram entregues certificados de agradecimento.

O diretor-geral da Casa, André Córdova, saudou os funcionários que “fizeram reflorescer a Câmara”. Ele informou que a reforma do pavimento térreo está avançando em ritmo acelerado. Também agradeceu aos diretores, à Procuradoria-Geral, aos servidores e aos terceirizados, destacando a força, a energia e a dedicação dos funcionários da Câmara: “Esta equipe soube se portar em um momento adverso. Ressurgir das cinzas é algo conhecido. Ressurgir da enchente foi diferente”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)