Câmara recebe professores contratados pela rede pública

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), recebeu, nesta segunda-feira (14/6), um grupo de professores contratados em regime temporário pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os docentes solicitaram celeridade à tramitação do Projeto de Lei do Executivo nº 008/21, que autoriza prorrogação dos contratos de professores temporários, em razão do período de calamidade pública.
Segundo a professora Alessandra Rosado Hernandes, “já foram desligados 113 professores até maio e ainda podem ser afastados, aproximadamente, mais 453 professores até o final do ano”. Segundo Alessandra, “com a volta das aulas presenciais, vão faltar professores, o que deve agravar a situação, por conta das aposentadorias e licenças, e os alunos devem ficar sem aulas no ensino fundamental”. Gilson de Souza Bueno disse que, “se continuarem os desligamentos, até outubro haverá 30% de defasagem”.
Bins Ely explicou que a tramitação do processo está sendo cumprida dentro da normalidade e que, após reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a redação final, o projeto deverá ser enviado ao plenário para votação.