Institucional

Câmara recebe seminário sobre Logística Reversa

Presidente Hamilton Sossmeier participa da Abertura do Seminário da Frente Parlamentar da Logística Reversa.
Presidente Hamilton Sossmeier participa da Abertura do Seminário da Frente Parlamentar da Logística Reversa. (Foto: Amanda Bormida/CMPA)

Nesta quinta-feira (13/04), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou um seminário para discutir logística reversa. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar da Logística Reversa, presidida pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), e contou com a abertura do presidente do Legislativo, Hamilton Sossmeier (PTB).

Sossmeier destacou a importância do tema ser trazido para o parlamento da Capital. "A destinação de resíduos é um dos grandes gargalos da nossa sociedade e só avançaremos nessa pauta se promovermos momentos como esse, de debate, de construção coletiva", afirmou.

A prática da logística reversa visa um fim sustentável a tudo o que é consumido do comércio e da indústria, para preservar o meio ambiente. Desse modo, o consumidor entregaria ao vendedor resíduos como embalagens de carnes, medicamentos vencidos e até eletrônicos sem vida útil.

O seminário foi composto de três painéis de apresentação durante a manhã e a tarde. As palestras se dividiram entre eletrônicos e eletrodomésticos, embalagens, e medicamentos, envolvendo especialistas e integrantes de entidades envolvidas no assunto.

A presidente da Frente Parlamentar ressalta a importância do tópico. “Nossa ideia é trazer fundamentos técnicos para construir projetos de lei sobre a Logística Reversa em Porto Alegre. Visamos também a sustentabilidade e trazer, para o dia a dia das nossas vidas, a preservação do meio ambiente de uma forma viável, que contemple ações positivas”, afirma.

Também estiveram presentes no seminário o vereador Alexandre Bobadra (PL) e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leo Voigt.

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Orlando Moraes