Plenário

Câmara retoma atividades na tarde desta quarta-feira

João Dib fez uma saudação aos vereadores e aos funcionários da Casa  Foto: Leonardo Contursi/CMPA
João Dib fez uma saudação aos vereadores e aos funcionários da Casa Foto: Leonardo Contursi/CMPA (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Após o recesso parlamentar de janeiro, a Câmara Municipal de Porto Alegre retomou as suas atividades legislativas na tarde desta quarta-feira (3/2) com a 2ª Sessão Ordinária da XVI Legislatura, no Plenário Otávio Rocha. O ex-vereador João Dib, que atuou na Casa por mais de 30 anos, fez uma saudação aos demais vereadores na abertura da sessão, que foi presidida por Guilherme Socias Villela (PP). O presidente da Câmara, Cassio Trogildo (PTB), estava na sessão de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 

Na primeira sessão ordinária do ano da Câmara, também foram anunciadas as novas lideranças do PT na Casa: Sofia Cavedon como líder do partido e Alberto Kopittke e Marcelo Sgarbossa como vice-líderes. Nos tempos de Lideranças, vereadores discursaram sobre os seguintes assuntos:

FÓRUM - Jussara Cony (PCdoB) afirmou que representou a Câmara no Fórum Social Temático de 2016. "Este ano foi um importante desafio para os movimentos sociais dentro e fora dos limites do nosso país. Em nível global, desafiaram as investidas contra o imperialismo e contra o capitalismo", disse. A vereadora ressaltou que houve diversos debates democráticos no Fórum, com a formação de uma rede composta de centrais sindicais e associações que querem um outro mundo. "Nos dias que apresentamos o Fórum à sociedade, pudemos mostrar os desdobramentos que os debates formados por jovens e negros trouxeram para o povo", destacou. Jussara afirmou que o relatório da Câmara contendo a participação no Fórum trará todos os resultados obtidos das conversas e palestras desenvolvidas na Casa e mostrará ao mundo como é importante a união para a superação das dificuldades. (JD)

LIDERANÇA - Sofia Cavedon (PT) afirmou que fica honrada em poder exercer a liderança da bancada do PT na Câmara. "Tenho certeza de que este ano de 2016 é um ano promissor para aprimorar a democracia, a gestão e as ideias para as cidades do nosso Brasil. Tenho também a tarefa, como líder, de representar aqui o governo federal", disse. A vereadora destacou que aqueles que são a favor do golpe e acham que somente assim o Brasil mudará não estão acompanhando as mudanças sociais que vêm acontecendo no país. "Longos processos de investigação estão ocorrendo no momento para que a corrupção seja banida da política e temos certeza da idoneidade da presidenta Dilma Rousseff", declarou. Sofia destacou que programas como o Minha Casa, Minha Vida devem ser incentivados para que abranjam, cada vez mais, a sociedade que tanto precisa de moradia e de recursos humanos. (JD)

IMPOSTOS - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre o início do ano de 2016, em que se está vendo, mais uma vez, o governo repassar as contas da crise para os trabalhadores. "Impostos e mais impostos estão sendo criados para que a sociedade trabalhadora tenha que, mais uma vez, pagar a conta da dívida pública, que serve apenas para financiar os banqueiros e as grandes elites parasitas", disse. A vereadora destacou que é preciso retomar os debates acerca dos impostos sobre as grandes fortunas para que aqueles que possuem mais dinheiro paguem mais. "Falo ainda que 2016 é um ano em que precisamos nos mobilizar contra as tentativas infames de golpe contra a democracia e a sociedade", concluiu. (JD) 

SOLIDARIEDADE - Idenir Cecchim (PMDB) afirmou que hoje se inicia mais um ano de mandato dos vereadores. "Um ano importante, pois haverá eleições, e espero que tenhamos muitos debates, os quais são importantes para a construção de uma sociedade mais justa e digna", disse. O vereador afirmou que o povo de Porto Alegre tem em seu coração uma solidariedade muito forte e vê em seus administradores competência e vontade de acertar naquilo em que eles agem. "Parabenizo o vice-prefeito Sebastião Melo, que pouco dormiu nos últimos dias, comandando a reconstrução da cidade", ressaltou. Cecchim afirmou que a equipe do governo municipal é competente para gerenciar uma crise na cidade e que estão mostrando preparo para conduzir os percalços da cidade. "A oposição sabe e sente que este é um momento de se unir para ajudar a reerguer aquilo que sucumbiu com os temporal de sexta-feira. Estamos, sim, felizes com os resultados das ações da prefeitura e devemos aplaudir aqueles que estão na rua trabalhando para recuperar a Capital", concluiu. (JD)

MUNICÍPIOS - Clàudio Janta (SD) transmitiu votos de solidariedade aos atingidos pelo temporal que assolou Porto Alegre na última sexta-feira (29/1). Na avaliação dele, os gestores públicos deram exemplo com sua atuação num momento caótico por terem agido com celeridade. "Logo iniciaram as operações para remover árvores e desobstruir vias", elogiou. Janta acredita que, em situações como essa, fica evidente a má divisão dos recursos públicos entre municípios, estados e União. "As cidades são as que mais sofrem, assim como aqueles que ganham menos", comparou, antes de comentar rapidamente a Operação Zelotes, que atingiu os grupos RBS e Gerdau. (CV)

PARABÉNS - Nereu D"Avila (PDT) iniciou seu discurso antecipando um pouco do ano que, segundo ele, deve ser de intensas disputas políticas, muitas delas fruto de um desencanto geral da população pelo tema. O vereador foi enfático na avaliação da atuação da Prefeitura no reparo dos estragos causados pelo recente temporal. "Nosso vice-prefeito, Sebastião Melo, soube mobilizar os funcionários municipais, a Defesa Civil, as forças policiais e o Tribunal de Justiça, entre outros", afirmou. Nereu também cumprimentou a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) pelo trabalho desenvolvido desde que as fortes chuvas atingiram a Capital. (CV)

PROTAGONISMO - Diante dos abalos sofridos pela população porto-alegrense em decorrência do temporal, Engenheiro Comassetto (PT) cobrou de seus colegas de Câmara um reposicionamento que permita maior protagonismo dos vereadores na busca de soluções para esses problemas. "Analisamos os fatos, porém não é raro ficarmos omissos. Temos que fazer um Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil que preveja uma série de procedimentos nesse tipo de eventualidade e qualifique o atendimento às vítimas", indicou. (CV)

UNIÃO - Tarciso Flecha Negra (PSD) comentou a forte chuva acompanhada de ventos que deixou um rastro de destruição pela cidade. Para ele, trata-se também de uma demonstração de força da natureza diante dos danos que os homens provocam. "Houve, sim, prejuízo material, mas felizmente não tivemos vítimas fatais. Só a união desse povo maravilhoso vai nos fazer superar tudo isso. Não adianta só reclamar do governo", assegurou. (CV)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)