INSTITUCIONAL

Câmara terá Mostra de Artes Cênicas e Salão de Artes Plásticas em 2024

  • Obras em exposição no 23º Salão de Artes Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Obras em exposição no 23º Salão de Artes Plásticas, última edição do evento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Espetáculo "Novos Corpos Velhos 50+" na VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Espetáculo "Novos Corpos Velhos 50+" na VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre irá realizar em 2024 novas edições do Salão de Artes Plásticas e da Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres. Os eventos são promovidos pela Seção de Memorial do Legislativo.

O Salão de Artes Plásticas é realizado pela Câmara a cada dois anos. As inscrições são feitas a partir de edital divulgado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A publicação do edital para a edição de 2024, a 24ª do evento, está prevista para ocorrer em abril.

O salão busca incentivar, apresentar e divulgar a produção de artes visuais contemporâneas, nas modalidades de pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica, arte digital, entre outras, por meio de seleção, premiação e posterior exposição nos espaços do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara.

Estão habilitados a participar artistas gaúchos ou residentes há mais de cinco anos no estado, com obras em qualquer linguagem artística e com temática livre. Ao final do concurso, é realizada exposição com as obras selecionadas, e são concedidos os Prêmios Aquisição e de Incentivo à Criatividade.

Mostra de artes

A Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, que ocorre anualmente, tem por objetivo selecionar e apresentar 14 espetáculos de dança, circo, música e teatro gratuitamente para o público adulto e infantil da cidade. Os projetos inscritos no concurso são analisados por uma comissão de seleção composta por pessoas com notório conhecimento a respeito das categorias da mostra, preferencialmente vinculados a entidades representativas das classes artísticas em questão.

A seleção dos espetáculos é feita a partir de edital de chamamento divulgado no Dopa. O edital para 2024 tem publicação prevista para o mês de março. Estão habilitados a participar os projetos apresentados por grupos ou por artistas solo nas categorias dança, circo, música e teatro, adulto ou infantil, podendo ser o proponente pessoa física ou pessoa jurídica.

A Mostra, que chega neste ano à sua oitava edição, será inaugurada em agosto. Cada espetáculo irá se apresentar duas vezes, na sexta-feira e no sábado da mesma semana. As apresentações para o público adulto ocorrem às 19h e, para o público infantil, às 15h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Seção de Memorial durante a semana do espetáculo.

Balanço de 2023

A Seção de Memorial da Câmara, responsável pela programação cultural do Legislativo e por ações na área histórica, apresentou um balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2023. Foram 30 exposições realizadas no Palácio Aloísio Filho. 

No ano passado, a Câmara celebrou seus 250 anos de história. Como parte da programação alusiva ao aniversário, o Memorial realizou a exposição Câmara e Memória - Legislaturas da Câmara Municipal de Porto Alegre 1947/1988. Também foi publicado um livro referente ao mesmo período, que abrange nove legislaturas da Câmara.

Em 2023, a Seção de Memorial promoveu a VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, com apresentações entre agosto e novembro. 14 projetos foram selecionados a partir de 146 inscritos. O ano também marcou a retomada do Concurso Sioma Breitman de Fotografia, que não ocorria desde 2019. O Memorial realiza, ainda, ações educativas, como exposições itinerantes, que são cedidas para outras instituições, e visitas orientadas para estudantes. Todas as atividades são gratuitas e estão disponíveis para a comunidade.

 

* Com informações da Seção de Memorial

Texto

* João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)