Mobilização

Caminhada marca dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Caminhada marca dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
Caminhada marca dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Centenas de pessoas, a grande maioria vestidas de azul, estiveram no Parque da Redenção para a caminhada que marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), comemorado no dia 2 de abril. Uma delas foi a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que mobilizou diversas lideranças e esteve presente com sua equipe distribuindo um material especialmente preparado para a data.

“Para que possamos falar de diagnóstico, tratamento e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o primeiro passo é a informação. Por isso preparei um material simples e didático, explicando o que é TEA, algumas de suas características, breves orientações e também trazendo algumas informações sobre o Centro de Referência de Transtorno do Espectro Autista que muito em breve começará a atender em nossa capital”, explicou a parlamentar.

Antes da caminhada, que iniciou por volta das 11 horas da manhã, uma grande quantidade de famílias se reuniu em torno do Monumento do Expedicionário, onde também era possível conhecer um pouco do trabalho das entidades envolvidas com a causa do autismo, como o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) e o Instituto Autismo e Vida Porto Alegre.

De acordo com a Vereadora Tanise Sabino, o público cresce a cada ano o que é ponto em favor da conscientização, mas também indica que há muito é ser feito: “ Como vereadora, psicóloga e também na condição de presidente da Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental tenho o autismo como pauta, trabalhando por ampliação de direitos, tratamento e inclusão. Inclusive no próximo dia 4 estou realizando o II Seminário sobre TEA, para o qual as inscrições esgotaram-se rapidamente. Precisamos com urgência disseminar conhecimento sobre o autismo”.

No final de março um estudo de um órgão de saúde Norte Americano divulgou que nos Estados Unidos, em cada 36 crianças que nascem, 1 tem o diagnóstico de TEA e que este número deve ser o mesmo em outros países do mundo. Seguindo este raciocínio, o Brasil poderia ter então mais de 5 milhões de pessoas com TEA, o que faz como que a necessidade de conscientização seja cada vez mais, indispensável.

A caminhada foi organizada pela Prefeitura de Porto Alegre, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), o Instituto Autismo e Vida Porto Alegre e diversas outras entidades e familiares.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228