Plenário

Campanha da Fraternidade 2011 discute o aquecimento global

Dom Dadeus e a vereadora Sofia Cavedon na sessão ordinária desta tarde Foto: Lívia Stumpf
Dom Dadeus e a vereadora Sofia Cavedon na sessão ordinária desta tarde Foto: Lívia Stumpf

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, apresentou hoje (9/3) aos vereadores de Porto Alegre a Campanha da Fraternidade de 2001, cujo tema é Fraternidade e a Vida pelo Planeta. A campanha está sendo lançada nacionalmente nesta Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da quaresma, pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo da iniciativa, conforme Dadeus, é "conscientizar a sociedade brasileira dos problemas ecológicos mundiais, especialmente o aquecimento global e as mudanças climáticas por ele provocadas".

Dom Dadeus lembrou que tradicionalmente no período da Quaresma a Igreja procura levantar a discussão sobre temas relevantes no mundo. No caso específicio do meio ambiente, o arcebispo lembrou que desde a campanha de 1979 a Igreja vem destacando o tema. "Naquele ano, a campanha pregava um mundo mais humano e incentivava a preservação da natureza." Depois, acrescentou, a Campanha da Fraternidade tratou da defesa dos povos indígenas (2002), da água (2004) e da Amazônia (2007).

Na campanha deste ano, explicou Dadeus, a atenção especial é para o aquecimento global. "Se a Terra está quente, ela está com febre. E se está com febre é porque está doente. Precisamos então fazer um diagnóstico desta doença." Observou que a humanidade é responsável pelos problemas que se observam hoje no clima e que é preciso combater o mal em sua raiz. "É preciso formar uma consciência ambiental, mostrar a gravidade dos problemas, juntar experiências, articular ações e abrir caminhos em busca da solução."

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Dom Dadeus divulga Campanha da Fraternidade na Câmara