Comparecimento

Campanha da Fraternidade reflete sobre a violência

Dom Remídio: "Devemos começar por nossas casas e trabalho" Foto: Elson Sempé Pedroso
Dom Remídio: "Devemos começar por nossas casas e trabalho" Foto: Elson Sempé Pedroso

O arcebispo auxiliar de Porto Alegre, dom Remídio José Bonn, compareceu ao Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira (12/3) para apresentar a Campanha da Fraternidade de 2009, cujo tema é “Fraternidade e segurança pública”. Na edição deste ano, com o lema "A Paz é Fruto da Justiça", a Igreja Católica do Brasil propõe a discussão sobre os vários tipos de violência que atingem a sociedade, desde a violência no trânsito até a violência familiar.

O texto base da campanha, com 176 páginas, aborda assuntos como ética na Comunicação Social; corrupção e injustiça social; e o medo instalado na sociedade por causa da insegurança. O documento da Igreja ainda traz dados estatísticos sobre a violência no país e apresenta ações que cada cidadão pode executar para reduzir a insegurança que assola o País. "Se cada um de nós procurar construir a justiça e praticar a fraternidade, começando por nossas casas e nossos trabalhos, vamos dar um passo importante para construir a paz", observou dom Remídio.

A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. Ocorre sempre no período da Quaresma, entre o Carnaval e a Páscoa. O lema da campanha de 2009 é uma frase tirada do livro do profeta Isaías. "A CNBB pretende, com esta Campanha, debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social", explica o texto da CNBB que apresenta a campanha de 2009.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Bispo lança Campanha da Fraternidade na Câmara