Frente Parlamentar

Campanha de Doação de Órgãos está circulando nas ruas de Porto Alegre

Campanha de Doação de Órgãos está circulando nas ruas de Porto Alegre
Campanha de Doação de Órgãos está circulando nas ruas de Porto Alegre

Através de uma parceria com o Executivo Municipal, está nas ruas, nos backbus, a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, uma das conquistas da Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral, presidida pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. A temática ganhou um novo impulso com o lançamento da Central Notarial de Doação de Órgãos, no final de março deste ano.

“Com certeza o tema não é novo, mas é sempre necessário o debate para compartilhar informações”, destacou a parlamentar, lembrando que ainda existem muitos mitos e tabus em torno da doação de órgãos e tecidos que precisam ser combatidos, por isso a parceria com o executivo é tão importante: “somente com informação vamos conseguir enfraquecer os preconceitos que existem em torno da doação e promover a conscientização. Por isso, levar a temática para as ruas é tão importante”, destacou a parlamentar.

 A parceria com o Executivo também viabilizou, além da veiculação da campanha de doação de órgãos e tecidos nos ônibus da Carris, em Porto Alegre, a veiculação nos relógios de rua (programada para o mês de junho) e nas redes sociais da Prefeitura, através de peças informativas sobre o tema. Nas redes sociais da Prefeitura é possível acompanhar uma série de postagens com o slogan “doe órgãos, salve vidas – dê uma nova chance para alguém amar, sonhar e viver” com informações sobre o que podemos doar ainda em vida e doação após falecimento.

 A campanha foi elaborada junto com a instituição Via Vida, que tem como missão promover a doação de órgãos e tecidos no Estado do RS, incentivando o aumento de transplantes de modo a beneficiar e apoiar as pessoas em lista de espera, bem como fornecer assistência às pessoas transplantadas e a seus familiares, assim como aos familiares dos doadores.

 A Campanha de Doação de órgãos e Tecidos está sendo veiculada nos ônibus da Carris, nas linhas 353, T1, T4 e T9 17, 21, 696, 716, 718, 761 e 79.

Texto

Caroline Strüssmann (Reg. Prof. 9228)