Plenário

Câncer de estômago terá campanha de prevenção domingo, na Redenção

Amrigs promoverá evento para conscientizar população sobre cuidados com essa doença

  • Assunto Cancer Gastrico abordado pelo orador Sr.Antonio Carlos Weston,diretor da ANIAMRIGS.
    Weston, da Amrigs, alertou para a necessidade de prevenção (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Assunto Cancer Gastrico abordado pelo orador Sr.Antonio Carlos Weston,diretor da ANIAMRIGS.
    Vereadores Cássia Carpes (e), Dr. Thiago, Valter Nagelstein e Dr. Goulart (d) com Weston (centro) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

“O custo de prevenção para mil pessoas é o mesmo que de tratamento de uma pessoa”. Ao fazer esta afirmação na tribuna do Plenário Otávio Rocha, o médico Antônio Carlos Weston, da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), destacou a necessidade de se promover a prevenção do câncer, em especial do câncer gástrico ou de estômago, enfermidade com alta incidência no Estado. Weston participou na tarde desta quinta-feira (21/9) do período de tribuna popular da sessão ordinária na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em seu pronunciamento, o médico destacou atividade denominada 1º Dia Nacional de Conscientização do Câncer de Estômago, que será realizada pela Amrigs neste domingo, 24 de setembro, no Parque da Redenção. A Associação estará no Monumento do Expedicionário, na área central do parque junto a Avenida José Bonifácio, das 9h às 13h, com campanha de conscientização e orientação sobre os riscos desta doença, bem como sobre os cuidados para evitá-la. “Prevenir é melhor, pois evita a doença, evita o sofrimento, e evita a mortalidade”, salientou.

Conforme Weston, a taxa de óbito dos acometidos pelo câncer de estômago é uma das mais altas. “O paciente hoje diagnosticado, tem mais de 90% de probabilidade de vir a morrer. Esta é a triste realidade com a qual convivemos”, afirmou. O médico esclareceu que entre as causas mais comuns para este câncer estão o uso frequente de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar”. Porém, o consumo de carne com excesso de sal, como o charque, e o chimarrão também são fatores de riscos. “Há uma alta incidência no Rio Grande do Sul. Nosso estado é um dos mais acometido por essa doença no Brasil”, alertou ainda o orador.

Texto e edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)